A Petrobras (PETR4) pretende instalar no litoral capixaba, em 2025, a primeira plataforma com sistemas totalmente eletrificados (all-eletric) de ciclo combinado no Brasil.
Levantamento do Estadão aponta que essa tecnologia permitirá maior eficiência operacional e redução de emissões de gases do efeito estufa.
Conforme o jornal, a confirmação da data de instalação do FPSO Maria Quitéria no campo de Jubarte, no pré-sal da bacia de Campos, foi feita pela gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, Eduarda Lacerda.
Também traz que o equipamento é capaz de realizar atividades de inspeção autônoma em áreas industriais de plataformas marítimas e refinarias, com potencial de ampliar a eficiência e a segurança das operações.
E acrescenta que seu formato é semelhante a um “pet”, com um design que lhe permite subir e descer escadas, inclusive com capacidade para desviar de obstáculos e parar caso detecte algo em suas proximidades.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Petrobras (PETR4): Lubnor
Em relação à Lubnor, a estatal diz que vem cumprindo rigorosamente o contrato de compra e venda da Refinaria de Lubrificantes e Derivados do Nordeste, assinado com a Grepar em maio de 2022.
A petroleira afirma que está atuando para o cumprimento das condições precedentes estabelecidas no contrato e fatos julgados relevantes sobre o tema serão tempestivamente divulgados ao mercado.
Segundo o Valor Econômico, a companhia pode buscar um novo desenho para o negócio, avaliando agora arrendar ou se tornar sócia da Grepar na refinaria, especializada na produção de asfaltos.
Vale lembrar que a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste, também conhecida como Lubnor, foi inaugurada em 1966, em Fortaleza.
A empresa produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 73 mil metros cúbicos por ano de lubrificantes naftênicos. A refinaria responde por cerca de 13% da produção de asfaltos do Brasil.
Bolsa
Por volta das 15h15 a ação PETR4 subia 0,89%, cotada em R$ 30,49. O ativo reporta alta de quase 18% no período de seis meses, e queda de quase 19% no período de um ano.

- VOCÊ LEU SOBRE A PETROBRAS (PETR4) E PODE INVESTIR NA COMPANHIA; SAIBA MAIS