A Petrobras (PETR4) informou que as descobertas de gás nos poços Sirius-1 e Sirius-2, anteriormente denominados Uchuva-1 e Uchuva-2, na Bacia de Guajira Offshore, na Colômbia, possuem um potencial estimado de 6 Tcf (trilhão de pés cúbicos) in place (VGIP). A empresa destacou que essas descobertas confirmam a magnitude dos achados na região e sua relevância para o mercado de gás colombiano.
A $PETR4 opera o consórcio responsável pela exploração, detendo 44,44% de participação, enquanto a Ecopetrol, parceira no projeto, possui 55,56%. O consórcio seguirá com o desenvolvimento da área, conforme os planos acordados com a Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH) da Colômbia.
Apesar da estimativa inicial, a viabilidade comercial das reservas ainda dependerá de novos estudos a serem realizados, de acordo com a petroleira.
Petrobras (PETR4): Moody´s havia elevado rating
A confirmação da descoberta se dá na mesmo semana em que a agência de classificação de risco Moody’s havia elevado a perspectiva dos ratings da Petrobras de neutra para positiva e reafirmou a nota de crédito em “Ba1”, refletindo as sólidas métricas de crédito da empresa, o histórico positivo de melhoria operacional e financeira e a expectativa da agência sobre a disciplina operacional e financeira da companhia.
Além disso, um ano antes, o Conselho de Administração aprovou a atuação da companhia na África do Sul, viabilizando a aquisição de participação no bloco Deep Western Orange Basin (DWOB), por meio de processo competitivo conduzido pela TotalEnergies.
O bloco DWOB localiza-se em águas profundas na Bacia de Orange, na qual recentemente houve descobertas significativas pela TotalEnergies, Shell e Galp. Desta forma, a Petrobras terá 10% de participação no bloco DWOB, passando o consórcio a ter a seguinte composição: TotalEnergies, operadora (40%), QatarEnergy (30%), Sezigyn Pty. (20%) e Petrobras (10%).
Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!