A EQI Research observou oportunidade de crescimento e diversificação para Localiza (RENT3), após participação no Localiza Day. Na ocasião, a equipe da Research afirmou que a Localiza, considerada uma das líderes em um setor ainda bastante fragmentado, vê espaço para consolidação em torno de competidores mais fortes, como a própria RENT, bem como Movida (MOVI3) e Unidas.
No início do evento, Carlos Sarquis, Diretor de Marketing, apresentou seu novo posicionamento da marca Localiza (RENT), renomeada para “Localiza&CO”. Segundo o relatório da Research, a nova identidade de marca reforça o objetivo da empresa de focar na jornada do cliente, criando quatro empresas com foco nos diferentes públicos: Localiza (pessoas físicas), Localiza Empresas (gestão de frotas para empresas), Zarp (motoristas de aplicativos) e Equip (oficinas mecânicas).
- Abra sua Conta de Investimentos na EQI!
“A empresa pretende especializar o atendimento em cada público-alvo para impulsionar a venda cruzada de serviços e aumentar a satisfação do cliente. A venda de serviços complementares a locação é ponto importante para o plano estratégico da empresa, pois aumenta a receita da companhia em serviços que não necessitam de investimentos intensivos”, aponta trecho do relatório.
Localiza (RENT3) está bem posicionada
O Diretor Executivo de Aluguel de Carros, Elvio Lupo, apresentou, no evento, um estudo interno da companhia que mostra que o aluguel de carro para pessoas físicas tem mercado endereçável de 14 milhões de clientes, considerando consumidores de classes A, B e C com renda disponível e CNH ativa, enquanto a Localiza como maior empresa do setor possui apenas 2 milhões de clientes.
Breno Davis, o Diretor Executivo de Gestão de Frota, apresenta o estudo da ABLA, mostrando a baixa penetração da locação entre as empresas, cerca de 8% dentro da frota corporativa de 7,4 milhões de veículos.
- Saiba mais: Melhores investimentos para 2023
Ambos destacaram o posicionamento favorável da RENT dentro das empresas do setor para absorção desse mercado potencial. As principais vantagens competitivas destacadas foram melhores condições de aquisição de veículos como consequência da economia de escala; estrutura comercial e operacional robusta; grande portfólio de serviços complementares e poder da marca Localiza no aluguel de veículos, além de menor alavancagem e custo de dívida do setor.
“Acreditamos que a Localiza deve ser a principal empresa no segmento de Aluguel de Carros (RAC), onde a empresa tem capacidade de empregar as alavancas operacionais citadas acima, e por isso deve aumentar a sua participação de mercado nos próximos anos”, aponta outro trecho do relatório.
Enquanto isso, na Gestão e Terceirização de Frota (GTF), a Research enxerga uma maior competição por participação de mercado entre Localiza, Movida e a “nova” Unidas (antiga Ouro Verde). “Este é um mercado ainda em formação e as vantagens competitivas de RENT são mais fracas”, diz outro trecho do relatório.
Diversificação
A empresa lançou recentemente uma nova linha de negócio, o Localiza+, focado em serviços de manutenção para pessoas físicas e já possui mais de 15 mil clientes e o mercado de serviços de manutenção de veículos é muito pulverizado e movimenta R$ 100 bilhões por ano.
Localiza+ pretende associar com pequenas oficinas mecânicas terceirizadas e implementar a experiência no setor junto a força comercial para oferecer serviços aos clientes do Localiza Empresas, Localiza Meoo e Seminovos.
“Acreditamos que a operação apresenta grande potencial sinérgico com os demais segmentos de RENT e diversifica a receita com produtos que pouco dependem de investimentos intensivos em veículos”,aponta outro trecho do relatório.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI
Locação de pesados, oportunidade de crescimento em novos segmentos
Após a fusão com LCAM, RENT incorporou uma frota de veículos pesados e máquinas, e o Diretor de Pesados e M&A, Marco Oliveira, explicou no seu painel as perspectivas da companhia sobre o segmento. A Localiza enxerga um grande mercado potencial de mais de 1,8 milhões de caminhões na frota corporativa, com penetração de apenas 2,7% de veículos alugados.
Apesar disso, a empresa ainda possui pouco poder de escala no segmento comparado com a principal empresa do setor, o Grupo Vamos (VAMO3), mas acredita que existe um grande potencial de crescimento e sinergia com o segmento de veículos leves, com possibilidade de venda cruzada com clientes do GTF.
O CEO da empresa, Bruno Lasansky, afirmou que a empresa está estudando a internacionalização da empresa, buscando mercados em países da América Latina culturalmente similares ao Brasil, porém sem uma empresa dominante. Contudo, a empresa acredita que exista baixa sinergia operacional e comercial entre operações em dois países diferentes, porém a nova operação aumentaria o mercado endereçável potencial da Localiza.
Quer saber mais sobre a Localiza (RENT3) e mais relatórios da EQI Research? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato