SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Localiza está mais “disciplinada” em mercado de seminovos

Localiza está mais “disciplinada” em mercado de seminovos

De acordo com o relatório da Ágora, o estudo acompanha a variação mensal dos preços de veículos seminovos anunciados nos sites da Localiza e da Movida

O mercado de carros seminovos e locação de veículos iniciou 2026 com sinais mais construtivos, especialmente no segmento de seminovos, após um período prolongado de ajustes de preços. Levantamento do BBI Data Vault, braço de pesquisas do Bradesco BBI, aponta que os dados de janeiro reforçam uma melhora gradual na dinâmica do setor, com destaque para a atuação da Localiza na gestão de preços e desinvestimento de frota.

Com esse cenário, relatório da Ágora mantém recomendação de compra para Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3), com preferência pela primeira. A escolha é sustentada por um perfil de risco-retorno considerado mais atrativo, além de uma estratégia operacional que tem se mostrado mais consistente em um ambiente ainda marcado por ajustes graduais no setor de aluguel de veículos.

“A manutenção de spreads positivos em relação à tabela FIPE reforça a capacidade das locadoras de navegar o ciclo de desinvestimento de frota”, diz trecho do relatório.

Localiza: dados refletem preços de janeiro

De acordo com o relatório da Ágora, o estudo acompanha a variação mensal dos preços de veículos seminovos anunciados nos sites da Localiza e da Movida, comparando esses valores com os preços de referência da tabela FIPE. Os dados das locadoras refletem preços coletados ao longo de janeiro, enquanto a FIPE considera a tabela divulgada no primeiro dia do mês, o que implica uma defasagem temporal na comparação.

O documento cita que em janeiro, os preços anunciados pela Localiza recuaram 0,4% na comparação mensal. O movimento dá sequência a uma queda de 0,3% em dezembro e sucede uma média de retração de 0,7% observada entre agosto e novembro. Pelo segundo mês consecutivo, o ajuste ficou abaixo da média de 0,6% registrada no primeiro semestre de 2025, sinalizando maior estabilidade na política de preços. No mesmo período, os valores equivalentes da tabela FIPE caíram 0,8%, o que ampliou o spread positivo da Localiza para 2,7%, com avanço de 0,68 ponto percentual no mês.

Publicidade
Publicidade

No caso da Movida, os preços de anúncios caíram 0,6% em janeiro, após estabilidade em dezembro. Os preços FIPE comparáveis também recuaram 0,6%, resultando em um spread positivo de 1,2%, com leve aumento mensal de 0,26 ponto percentual. Embora o desempenho também seja positivo, a distância em relação à FIPE permanece menor do que a observada na Localiza.

Na avaliação do Bradesco BBI, os números indicam um início de 2026 mais favorável para o mercado de seminovos, com sinais claros de maior disciplina e resiliência na formação de preços, especialmente por parte da Localiza. A manutenção de spreads positivos frente à tabela FIPE reforça a capacidade das locadoras de atravessar o ciclo de renovação e venda de frota sem pressionar excessivamente os preços.

Leia também: