Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Ações
Notícias
Light (LIGT3): AGE aprova pedido de recuperação judicial

Light (LIGT3): AGE aprova pedido de recuperação judicial

A Light (LIGT3), concessionária de energia do Estado do Rio de Janeiro, comunicou que a Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta data, ratificou o pedido de recuperação judicial que a companhia protocolou junto à 3ª Vara Empresarial.

De acordo com o documento encaminhado ao mercado, o pedido foi protocolado dia 12 de maio de 2023, e deferido em 15 de maio.

Em relação à AGE, participaram acionistas titulares de 262.797.936 ações ON, representativas de 70,5% de seu capital social total e votante.

O mapa final de votação aponta que a recuperação judicial foi aprovada por 94,48% do total dos acionistas. Uma fatia de 1,06% rejeitou a ratificação do pedido e 4,46% se abstiveram.

Light (LIGT3): companhia endividada

Na metade de maio a agência de classificação de risco Moody’s soltou um relatório destacando que a RJ da Light torna o “ambiente mais duro”.

“As distribuidoras de energia elétrica no Brasil devem se preparar para maiores exigências na renovação de uma série de concessões previstas para os próximos anos em um cenário de crédito mais restrito após o caso Light”, ressaltou, na ocasião.

E disse mais: “um grupo de 20 companhias deve enfrentar o fim de contratos até 2031, sendo a primeira delas a EDP Espírito Santo, cujo vencimento está previsto para julho de 2025.”

Para a Moody’s, a proximidade do fim da concessão pode limitar as oportunidades de refinanciamento das companhias, ao mesmo tempo que são requeridos intensos investimentos para a manutenção das métricas de qualidade das concessões.

“Com uma grande quantidade de renovações à frente, o tema já estava no front, mas ganhou holofotes após as dificuldades financeiras enfrentadas pela Light e que levaram a companhia a pedir recuperação judicial”, frisou.

Bolsa

A ação LIGT3 encerrou o dia 7 de maio de 2023 cotada em R$ 5,42.