A Eve Air Mobility, ligada à Embraer (EMBR3) assinou uma carta de intenções com a Moviation, primeira provedora de serviços de mobilidade aérea urbana (UAM) da Coreia do Sul, para viabilizar a solução Urban ATM da Eve no país asiático por meio da utilização dos e-VTOLs.
A ideia é serviços críticos de gestão de tráfego que desempenharão um papel essencial para permitir a expansão do mercado dessa nova modalidade de transporte UAM no país asiático.
O acordo surge no momento em que o conceito Urban ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) da Eve foi adotado como parte do Grande Desafio K-UAM da Coreia – que é um programa de demonstração na qual soluções de segurança de veículos e gerenciamento de tráfego de Mobilidade Aérea são testadas em condições e ambientes urbanos quanto à adequação para apoiar a comercialização de UAM em 2025.
“A Coreia do Sul é um dos primeiros países a começar a estabelecer as bases para a Mobilidade Aérea Urbana e esta colaboração com a Moviation ajudará a demonstrar o valor da tecnologia ATM Urbana para iniciar e dimensionar com segurança as operações no país”, disse David Rottblatt, vice-presidente da vendas e assuntos governamentais na Eve Air Mobility.
Desde antes da decolagem até depois do pouso, o ambiente aéreo urbano contará com sistemas, serviços e tecnologias integrados desenvolvidos pela Eve para permitir uma operação segura do funcionamento das operações do eVTOL ao lado de muitos outros usuários do espaço aéreo. No futuro, o avanço da infra-estrutura e da regulamentação dependerá destes serviços de gestão de rede para permitir o voo autónomo.
Eve contrata Atech
Recentemente, a Eve contratou a Atech, empresa integradora de sistemas e tecnologia de Controle de Tráfego Aéreo da Embraer, para apoiar o desenvolvimento da solução de software Urban ATM. A Eve está aproveitando a experiência da Atech no desenvolvimento de produtos de qualidade aeronáutica a partir dos sistemas ATM no Brasil.
A empresa também continua a colaborar com reguladores, clientes, prestadores de serviços de navegação aérea, operadores de frota, desenvolvedores de vertiport, aeroportos e outras partes interessadas dos ecossistemas UAM em todo o mundo para avançar conceitos e desenvolver tecnologia para apoiar a operação inicial e o dimensionamento das operações de tráfego aéreo com os e-VTOLs, de acordo com a Eve.