A EQI Research está iniciando a cobertura para Sanepar (SAPR4), com recomendação Neutra e preço alvo de R$ 33 por ação. A casa de análise espera que a empresa negocie a uma taxa interna de retorno de IPCA + 10,4% e um múltiplo EV/RAB de 0,76x.
A $SAPR4 é uma empresa estatal de economia mista, controlada pelo governo do Estado, mas com participação de acionistas privados. Foi criada em 1963 e tem sua sede localizada em Curitiba/PR. É responsável por prover saneamento para 344 municípios no estado do Paraná e para a cidade de Porto União (SC). No segmento de resíduos sólidos, a empresa opera aterros sanitários em Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte.
Esta é uma empresa de saneamento básico do estado do Paraná, tendo como principal acionista o próprio governo do estado, com 60,08% de participação, em papéis ON. Já os demais 39,92% desse tipo de ação representam o free float.
Já as ações preferenciais (PN), está totalmente colocadas na bolsa de valores, sem participação do governo do estado ou de qualquer outro investidor. No total, o governo paranaense possui 20,03% de participação e as ações negociadas em bolsa representam 79,97%.

Sanepar (SAPR4): veja a tese da EQI Research
De acordo com o relatório, a EQI Research informa que Sanepar não é uma empresa com grandes perspectivas de crescimento e de alocação de capital. Contudo, é uma empresa de qualidade que negocia a múltiplos baixos, com uma relação preço lucro de 5,2 X para 2025 e EV/RAB de 0,76x.
“Apesar disso, vemos uma trajetória negativa de aumento de custo em uma empresa que já é pouco eficiente quando se trata da sua estrutura de custos”, diz outro trecho do documento.
Além disso, o resultado reportado pela empresa no 2TRI24 evidenciou a trajetória negativa dos aumentos de custos, com diversas linhas subindo muito acima da inflação e do crescimento da receita, o que tende a pressionar as margens operacionais, de acordo com a casa de análise.
Riscos da tese
Apesar de ser o controlador da empresa, o governo do estado do Paraná possui apenas 20,03% do capital total da Sanepar (60,08% do capital votante).
“Identificamos risco de interferência política, em que a empresa pode não realizar reajustes tarifários ou tomar decisões estratégicas que divergem da melhor opção para a maximização dos lucros”, diz trecho do relatório.
Além disso, a companhia está exposta a riscos ambientais e climáticos que podem afetar a disponibilidade da água bruta, sua principal matéria-prima.
Outro risco é que a empresa opera na modalidade regulatório de base de ativos, com revisões tarifárias periódicas para adequar a tarifa, de acordo com as regras estabelecidas no contrato de concessão, para cobrir os custos de operação e remunerar o capital investido da concessionária.
“Esse modelo apresenta risco regulatório de represamento dos reajustes tarifários, que pode prejudicar a rentabilidade e a sustentabilidade financeira da companhia”, completa a EQI Research.
Você leu sobre Sanepar (SAPR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!