Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Depois de 10 dias, Nelson Kaufman renuncia ao cargo de CEO na Vivara (VIVA3) 

Depois de 10 dias, Nelson Kaufman renuncia ao cargo de CEO na Vivara (VIVA3) 

Nelson Kaufman, o principal acionista da Vivara (VIVA3), renunciou ao cargo de CEO da joalheria, após 10 dias da sua nomeação. 

O fundador da companhia solicitou a renúncia após o Conselho de Administração nomeá-lo, juntamente com Maria Carolina Ferreira Lacerda, para ocupar cargos no órgão diretivo da empresa. As nomeações ainda serão submetidas à ratificação na próxima Assembleia Geral dos acionistas.

O ex-CEO, que já integra o Conselho, assumirá a presidência do mesmo, enquanto João Cox Neto ocupará a posição de Vice-Presidente. 

Para suceder Kaufman, o Conselho elegeu Otavio Chacon do Amaral Lyra, que também exercerá interinamente a função de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

A recente gestão de Kaufman como CEO foi bem curta, durando apenas 10 dias. Em 15 de março, ele reassumiu o cargo, após 13 anos, devido à renúncia de Paulo Kruglensky. Contudo, sua nomeação não alcançou unanimidade no conselho.

Publicidade
Publicidade

A reação do mercado à nomeação de Kaufman foi negativa, com as ações da empresa sofrendo uma queda superior a 14% em dois dias, resultando em uma perda estimada de R$ 1,27 bilhão no valor de mercado da Vivara.

Segundo análise do Bradesco BBI, a substituição indicou desconforto com a turbulência na governança causada pela inesperada mudança de liderança. Isso é particularmente preocupante, considerando a reputação da empresa por sua sólida performance no mercado de ações nos últimos anos, o que suscita questionamentos sobre sua governança corporativa.

Ainda durante a sua gestão, Kaufman aumentou a sua participação na Vivara para 26,22% do capital social. Em nota, ele esclareceu que o objetivo das negociações é puramente de investimento, sem intenções de alterar o controle ou a estrutura administrativa da Vivara.

Você leu sobre a Vivara. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!