A Compass, empresa controlada da Cosan (CSAN3) que atua no setor de energias renováveis, assinou um contrato com o grupo São Martinho (SMTO3) para adquirir biometano que será produzido a partir da vinhaça de cana-de-açúcar em nova área da empresa na unidade de Américo Brasiliense, no interior de São Paulo.
A São Martinho anunciou no começo da semana passada sua intenção de construir a nova linha de produção na unidade Santa Cruz, que já recebe parte da produção sucroalcooleira da empresa. A operação deve começar apenas em 2025, com investimentos aproximados de R$ 250 milhões.
A Compass, que acaba de captar R$ 1,74 bilhão com a negociação de debêntures incentivadas, informou que o contrato com a São Martinho terá duração de cinco anos, a partir do segundo semestre de 2025, e prevê a aquisição de um volume médio de produção de 63 mil metros cúbicos por dia durante o período de moagem, o que equivale a praticamente todo o volume projetado pela São Martinho.
“Essa operação aproxima a Compass de um dos maiores grupos sucroenergéticos do país e potencializa o crescimento do nosso segmento de marketing & serviços, oferecendo soluções cada vez mais completas aos seus clientes na direção de uma transição energética segura e eficiente”, informou a Compass em comunicado emitido nesta segunda-feira (6).
As duas empresas informaram que a eficácia do contrato está condicionada ao implemento de determinadas condições previstas e que ambas manterão o mercado informado a respeito. Os valores da negociação não foram informados.