A EQI Research publicou o relatório sobre a carteira recomendada de ações para abril. Foram feitas algumas adaptações com relação ao mês de março para refletir a exposição às small caps, em busca de retornos ampliados.
“A adição de SMAL11, com peso de 7,0%, é a principal novidade. Estamos ampliando nossa exposição a Sabesp ($SBSP3), de 5,0% para 7,0%, bem satisfeitos com o avanço do processo de privatização da empresa pelo governo do estado de São Paulo”, informou o relatório.

Com preocupações ainda elevadas sobre a China, a Research manteve a Vale ($VALE3) de fora da carteira e ressaltou que foi acertada a decisão de ter excluído totalmente mineradora desde a carteira de Carnaval, apesar de seu peso relevante no Ibovespa.
“Seguimos preocupados com China e, assim, Vale segue de fora da nossa carteira. Tal tática que tem dado muito certo, haja vista a continuidade de queda nos preços de VALE3 (-9,20% no mês de março)”, informou o documento.
Outra adaptação foi a exclusão de Marisa ($AMAR3). Isso porque considera que o papel de “beta elevado” na carteira será melhor desempenhado por ações small caps.
Leia também:
Cenário da carteira recomendada de ações
Com relação ao cenário de fundo econômico, apesar das preocupações e debates sobre o processo de corte de juros no Brasil, ainda há muito a ser percorrido. “Teremos adiante juros reais de 7,25%/6,50%, muito elevados mesmo para os padrões brasileiros. E permaneceremos ainda um bom tempo com política monetária em território contracionista”, diz outro trecho do relatório.
O relatório diz ainda que a EQI Research tem reforçado bastante que o momento de corte de juros no Brasil e nos EUA é vento de cauda forte para o investimento em ações. “Pode haver soluços aqui e acolá, ajustes de velocidade, mas a direção do vento é o mais importante. Nosso alvo de Ibovespa em 160 mil pontos está mantido”, informou.
A carteira EQI de Páscoa caiu em março versus recuo de 1,02% do Ibovespa e alta de 2,02% do índice Small Caps (SMLL) no mesmo período.
Veja abaixo comparativo da carteira de março:

“Olhando adiante, continuamos otimistas. O principal fator que nos motiva a perseguir mais exposição ao risco em nossa Carteira é o tambor-mor, que começou a rufar cada vez mais forte: o FED está para iniciar seu processo de corte de juros, como ficou claro em suas últimas manifestações”, diz outro trecho do relatório.
Você leu sobre carteira recomendada de ações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!