Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
BTG (BPAC11) mantém recomendação de compra para Copel (CPLE6)

BTG (BPAC11) mantém recomendação de compra para Copel (CPLE6)

O banco BTG Pactual (BPAC11) manteve recomendação de compra para a Copel (CPLE6), com preço-alvo de R$ 12, após a divulgação da prévia operacional da companhia paranaense, divulgada na noite de terça-feira (22).

A empresa divulgou sua prévia operacional referente ao terceiro trimestre de 2024 (3TRI24), destacando um aumento de 4,4% nos volumes distribuídos, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado pelas condições climáticas mais quentes e pela recuperação da atividade econômica.

Os dados mostram que todos os segmentos de consumo apresentaram expansão no volume de energia distribuída, com destaque para o setor rural, que liderou o crescimento com alta de 8%. O setor comercial e residencial também registraram aumentos significativos, de 7,4% e 7,3%, respectivamente, enquanto o consumo industrial cresceu 4,6%. No segmento público, o avanço foi de 2,8%.

Copel (CPLE6): bom desempenho do mercado livre

O mercado livre de energia foi responsável por grande parte desse crescimento da CPLE6, com alta de 11% na demanda, superando o aumento mais modesto de 2,6% no consumo cativo. Esse cenário reflete o movimento das empresas em busca de melhores condições tarifárias e maior flexibilidade no mercado de energia.

Publicidade
Publicidade

Apesar do avanço nos volumes distribuídos, a Copel enfrentou uma leve retração na energia vendida. A queda foi de 0,7%, resultado de uma combinação de fatores. O segmento de comercialização de energia registrou um aumento de 5,2%, mas não foi suficiente para compensar as quedas nas operações de geração e transmissão da Copel (-7,8%) e nos parques eólicos, que sofreram uma redução de 4,5%.

Os resultados mostram uma dinâmica contrastante entre o aumento da distribuição e a leve queda na comercialização de energia, refletindo as particularidades de diferentes segmentos dentro da companhia. O mercado livre, em particular, tem se mostrado uma peça-chave para a expansão da demanda, enquanto a geração enfrenta desafios em algumas áreas.

Você leu sobre Copel (CPLE6). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!