Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
B3 (B3SA3) e Dow Jones lançam dois índices de debêntures

B3 (B3SA3) e Dow Jones lançam dois índices de debêntures

A B3 (B3SA3) e a provedora de índices S&P Dow Jones Indices lançam hoje dois índices de debêntures, conforme traz o Valor Econômico.

De acordo com o periódico, ambos irão acompanhar o desempenho de títulos de dívida incentivados, sendo que um deles será voltado para ativos de maior liquidez.

Diretor de produtos de renda fixa, moedas e commodities da S&P Dow Jones Indices, Frans Scheepers disse que a companhia desenvolve estes índices de títulos para oferecer uma ampla cobertura do mercado de debêntures vinculadas ao IPCA, fornecendo aos investidores institucionais referências objetivas que podem ser usadas para medir e executar as suas visões de mercado.

Segundo ele, os índices serão chamados de S&P/B3 Brazil IPCA Corporate Bond Index e o S&P/B3 Brazil Liquid IPCA Corporate Bond Index. A B3 e a S&P já possuem outros dois índices no mercado. Um deles procura acompanhar o desempenho de títulos vinculados à inflação, denominados em reais e emitidos pelo governo, e o outro mede o desempenho de uma carteira hipotética composta por contratos futuros de DI de três anos.

Gráfico mostra a ação B3SA3 na Bolsa.

B3 (B3SA3) e Dow Jones

Gerente da B3, Henio Scheidt diz acreditar que os novos indicadores vão possibilitar o lançamento de produtos, como fundos negociados em bolsa e outros fundos baseados em índices. “Eles ajudarão a facilitar um canal acessível para os investidores que desejam acompanhar títulos com benefícios fiscais”, destacou.

Conforme o executivo, a ideia da B3 é lançar em breve uma série de índices. Com o crescimento das emissões e das negociações de dívida corporativa nos últimos anos, o mercado passou a contar com novos indicadores com diferentes metodologias. A gestora JGP, por exemplo, calcula desde 2019 o Idex-CDI, com debêntures indexadas ao CDI, e subíndices dedicados às debêntures dedicados às debêntures de infraestrutura.

A Anbima também tem um índice próprio e quatro subíndices que acompanham tanto os títulos indexados em DI quanto os atrelados à inflação. Já a Teva Indices acompanha o Teva Debêntures DI, que deu origem ao fundo negociado em bolsa (ETF) DEBB11.

Bolsa

A ação B3SA3 recuava 1,77% por volta das 14h10 de hoje, cotada em R$ 11,65.