A Airbus (AIR) anunciou a maior encomenda da história da aviação, após receber pedido de 500 jatos A320 da IndiGo, maior empresa aérea da Índia.
Já a Airbus é uma empresa aeroespacial e bélica europeia, e o valor da compra é de R$ 50 bilhões, sendo este o preço cheio das aeronaves. Entretanto, trata-se de estimativas, visto que nem compradora e nem vendedora divulgaram o valor da transação.
A operação comercial ocorreu no evento Paris Air Show, que iniciou em 19 de junho de 2023 e vai encerrar dia 25 de junho de 2023. O evento é promovido a cada dois anos.
Levantamento da Reuters aponta que a encomenda supera uma outra aquisição superlativa, concretizada hoje pela Air India, num total de 470 aeronaves da Airbus e da Boeing.
Conforme a agência, o maior contrato da aviação comercial até agora havia sido da American Airlines, com a compra de 460 jatos da Boeing e da Airbus em 2011.
Airbus (AIR) atende a Índia
A Índia está entre os países mais populosos do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, sendo que a grande maioria vive na área rural.
A economia local é essencialmente primária, concentrada nas atividades agrícolas e na exploração de recursos minerais.
Já o Produto Interno Bruto é um dos maiores do mundo, mas a renda per capita é baixa.
Nos últimos anos o fluxo de viagens aumentou exponencialmente, e o total de passageiros nos voos domésticos deverá alcançar 700 milhões em 2030.
Este montante é, praticamente, quatro vezes o número de 2019 e, nas rotas internacionais, o número de passageiros vai mais do que dobrar, alcançando 160 milhões, conforme projeções.
Novos terminais
Para dar conta da demanda, o governo indiano está investindo na construção de 50 novos aeroportos. Hoje há cerca de 150 em operação.
A companhia adquirente, por sua vez, é uma empresa aérea low cost, opera atualmente 330 aeronaves e ainda vai receber nos próximos anos outros 500 jatos – a soma de encomendas anteriores feitos à Airbus. A nova encomenda vai se somar a isso, dando à IndiGo uma frota total de 1.330 jatos A320.
As especificações ainda serão confirmadas, mas as configurações devem incluir os modelos A320neo, populares em voos domésticos, e os A321XLR, de maior autonomia e mais adequados para rotas para a Europa e para o Sudeste Asiático.
A Airbus
A companhia iniciou como um consórcio europeu em setembro de 1967, através de um acordo entre Alemanha, França e Inglaterra, com o objetivo de fortalecer a cooperação europeia no setor de tecnologia aeronáutica, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico do continente nesse setor. A empresa está listada em Paris.
Os investidores brasileiros interessados na companhia podem adquirir a ação da empresa. Para tanto, é preciso ter uma conta de investimento no exterior. Outra opção é buscar ETFs e fundos de investimento com exposição à Airbus.
Bolsa
Por volta das 14h15 a ação AIR recuava 1,65%, cotada em 127,64 euros.

- SAIBA MAIS SOBRE A AIRBUS (AIR) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE EM ATIVOS INTERNACIONAIS






