O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, acumula uma valorização de 1,78% em julho, até o último fechamento, na sexta-feira (28). No ano, o índice sobe 12,98% até então. Em comparação aos 26 principais índices da B3 ($B3SA3), o Ibovespa acabou ficando abaixo do esperado no mês.
Um levantamento do Valor Data mostra que 15 índices tiveram retornos maiores do que o Ibovespa até 28 de julho. Além disso, um detalhe que chama a atenção é que das as cinco maiores altas do mês, quatro índices costumam ocupar as piores colocações no ano.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Veja, a seguir, o ranking dos índices que mais se valorizaram em julho:
- 1°. IMAT: 6,15%;
- 2°. IMOB: 4,53%;
- 3°. INDX: 4,16%;
- 4°. AFGS: 3%;
- 5°. IGNM: 2,90%.
Ibovespa fica aquém do esperado; conheça os índices
O IMAT, que reúne ações do setor de materiais básicos, teve alta de 6,15% no mês, sendo o mais valorizado da B3 até o dia 28. O índice é formado especialmente por produtoras de commodities. As empresas com maior participação nele são Suzano ($SUZB3), Gerdau ($GGBR4) e Vale ($VALE3), que tiveram bom desempenho em julho. No entanto, no ano, o IMAT recua cerca de 2,75%.
Em segundo lugar, o IMOB, de ações do setor imobiliário, acumulou alta de 4,53% no mês. O segmento imobiliário tem respondido bem aos dados mais positivos de inflação e à possibilidade de corte da taxa básica de juros (Selic) em agosto pelo Copom. É, também, o índice da bolsa que mais subiu em 2023 até o dia 28 de julho, em 51%.O INDX, que reúne ações do setor industrial, subiu 4,16% em julho até o dia 28. O índice foi beneficiado com as altas companhias com pesos relevantes, como Ambev ($ABEV3), WEG ($WEGE3) e Suzano ($SUZB3). No ano, no entanto, avança 8,02%.
O AFGS, que reúne ações do segmento agro, foi um dos melhores da bolsa em julho, com avanço de 3%. As empresas de maior participação na carteira do índice são BRF ($BRFS3), Cosan ($CSAN3), JBS ($JBSS3).
Em 5° lugar, o IGNM, de ações com bons níveis de governança corporativa listadas no segmento do Novo Mercado, teve alta de 2,90%. O índice é mais diluído que os demais do ranking, com alta de 6,79% no ano, e o terceiro pior desempenho entre os 26 índices mapeados.
O Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileira e reúne os papéis mais negociados.