Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
15 índices têm desempenho melhor do que Ibovespa em julho

15 índices têm desempenho melhor do que Ibovespa em julho

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, acumula uma valorização de 1,78% em julho, até o último fechamento, na sexta-feira (28). No ano, o índice sobe 12,98% até então. Em comparação aos 26 principais índices da B3 ($B3SA3), o Ibovespa acabou ficando abaixo do esperado no mês.

Um levantamento do Valor Data mostra que 15 índices tiveram retornos maiores do que o Ibovespa até 28 de julho. Além disso, um detalhe que chama a atenção é que das as cinco maiores altas do mês, quatro índices costumam ocupar as piores colocações no ano.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES

Veja, a seguir, o ranking dos índices que mais se valorizaram em julho: 

  • 1°. IMAT: 6,15%;
  • 2°. IMOB: 4,53%;
  • 3°. INDX: 4,16%;
  • 4°. AFGS: 3%; 
  • 5°. IGNM: 2,90%. 

Ibovespa fica aquém do esperado; conheça os índices

O IMAT, que reúne ações do setor de materiais básicos, teve alta de 6,15% no mês, sendo o mais valorizado da B3 até o dia 28. O índice é formado especialmente por produtoras de commodities. As empresas com maior participação nele são Suzano ($SUZB3), Gerdau ($GGBR4) e Vale ($VALE3), que tiveram bom desempenho em julho. No entanto, no ano, o IMAT recua cerca de 2,75%. 

Em segundo lugar, o IMOB, de ações do setor imobiliário, acumulou alta de 4,53% no mês. O segmento imobiliário tem respondido bem aos dados mais positivos de inflação e à possibilidade de corte da taxa básica de juros (Selic) em agosto pelo Copom. É, também, o índice da bolsa que mais subiu em 2023 até o dia 28 de julho, em 51%.O INDX, que reúne ações do setor industrial, subiu 4,16% em julho até o dia 28. O índice foi beneficiado com as altas companhias com pesos relevantes, como Ambev ($ABEV3), WEG ($WEGE3) e Suzano ($SUZB3). No ano, no entanto, avança 8,02%.

O AFGS, que reúne ações do segmento agro, foi um dos melhores da bolsa em julho, com avanço de 3%. As empresas de maior participação na carteira do índice são BRF ($BRFS3), Cosan ($CSAN3), JBS ($JBSS3).

Em 5° lugar, o IGNM, de ações com bons níveis de governança corporativa listadas no segmento do Novo Mercado, teve alta de 2,90%. O índice é mais diluído que os demais do ranking, com alta de 6,79% no ano, e o terceiro pior desempenho entre os 26 índices mapeados.

O Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileira e reúne os papéis mais negociados.

Imóveis x Fundos imobiliários: qual a melhor opção?