Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Ações value: entenda a estratégia e invista como Warren Buffet

Ações value: entenda a estratégia e invista como Warren Buffet

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

07 Mai 2022 às 09:38 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

07 Mai 2022 às 09:38 · 6 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

COE: foto de pilha de moedas e relógio ao fundo

Reprodução/Pixabay

Investir em ações value pode aumentar consideravelmente o patrimônio. Para que essa estratégia dê certo, é preciso conhecer o valor justo a se pagar em uma ação.

Confira o texto abaixo para entender melhor o conceito e como aplicá-lo na prática!

O que são ações value?

Ações value (ou ações de valor) são ativos cuja avaliação indica que o preço pelo qual elas estão sendo negociadas encontram-se abaixo do seu valor intrínseco.

Investidores que praticam essa estratégia estão sempre em busca daquilo que consideram uma distorção do mercado de curto prazo.

O objetivo é adquirir ações de empresas sólidas (grandes, com marcas consolidadas, que têm bom faturamento ano após ano), com bons fundamentos, mas que por algumas razões pontuais de mercado tenham o preço de suas ações avaliadas para baixo pelo próprio mercado.

Em outras palavras, esses investidores estariam investindo em valor, daí o nome ações value.

Como o mercado de ações é volátil, os ativos negociados passam por variações constantes. Com uma avaliação temporária para baixo, abre-se uma oportunidade para comprar boas ações a preços descontados.

Em contrapartida, quando o mercado voltar à sua normalidade ou quando tiver um novo ciclo de crescimento, esses investidores são beneficiados com o aumento de valor de seu patrimônio.

Quando isso acontece, os ganhos podem ser de ordem exponencial, multiplicando em muitas vezes o capital empregado na operação.

infográfico com melhores investimentos para cada fase do ciclo econômico

Como funciona o investimento por meio de ações value?

Por mais complicado que possa parecer ser o investimento por meio de ações value, seu conceito de aplicação é simples. Ele se baseia em uma característica própria do mercado de ações chamada volatilidade.

Como o mercado de bolsa possui altos e baixos, a ideia é se aproveitar desse movimento. Existem diversas razões pelas quais o preço de uma ação (e do mercado como um todo) variam positiva ou negativamente.

Pode ser que uma crise seja instalada no outro lado do mundo e o mercado doméstico de ações seja afetado. Uma notícia também é capaz de afetar o preço de uma ação momentaneamente. Enfim, há várias possibilidades.

No entanto, é preciso observar que o vai e vêm no preço das ações não afeta diretamente o desempenho econômico da empresa. As demandas de mercado são bem mais expressivas para seus resultados.

Isso que dizer que os fundamentos de uma empresa normalmente não são afetados pelo sobe e desce da bolsa, e sim por questões como receita bruta ou margem líquida, além das vendas, é claro.

É exatamente com essa visão que o investimento em ações value pode se mostrar lucrativo. Se uma empresa mantém seus resultados bons ao longo do tempo, uma eventual queda em suas ações pode ter outro significado.

Em vez de entender o movimento descendente como uma possível quebra da empresa, os investidores de ações value enxergam uma queda momentânea no preço das ações como uma oportunidade.

Nesse momento, vão lá e enchem o carrinho. Com o tempo, se a empresa realmente continuar tendo bons resultados, seu retorno pode se mostrar muito rentável para o capital empregado, validando a estratégia.

De que forma é possível investir utilizando o conceito de ações value?

Apesar de o conceito de aporte de capital ser simples, é preciso fazer um trabalho árduo antes mesmo de comprar determinada ação value.

A razão disso é que de nada adianta aproveitar uma baixa no mercado de ações se não se sabe em qual empresa o dinheiro deve ser investido.

Dessa forma, os indicadores econômicos e financeiros da companhia-alvo precisam ser bem avaliados, de modo que se tenha clareza a respeito da ação value que se pretende adquirir.

O meio mais indicado de ter esse estudo bem feito é usando a análise fundamentalista. Ela considera os indicadores de desempenho das empresas para determinar o preço justo a se pagar por uma ação.

Com esse valor na cabeça, basta que o mercado apresente uma oportunidade para realizar a compra.

Quais são os maiores investidores em ações value?

Veja a seguir os 2 maiores nomes do investimento em ações value no mundo.

Benjamin Grahan

Foto de Benjamim Graham

O primeiro grande investidor em ações value de nossa lista não poderia ser outro senão Benjamin Grahan. A razão disso é que ele é considerado ainda hoje o pai dessa modalidade de investimento.

Sua obra mais famosa tem o título de O Investidor Inteligente. No livro, Grahan explicita sua ideia de que frequentemente o preço de uma ação não reflete o real desempenho da companhia.

Por conta disso, muitas vezes o valor pelo qual o ativo é negociado encontra-se abaixo do que realmente deveria ser cotado. Isso abre uma grande lacuna de oportunidade no mercado de ações.

Além de grandes obras a respeito da estratégia com ações value, Grahan deixou também como legado um aluno que veio a se tornar muito famoso no mundo dos investimentos: Warren Buffet.

Warren Buffet

foto Warren Buffett

Buffet é considerado por muitos como o maior investidor de todos os tempos. Não para menos, ele amealhou grande fortuna em sua carreira e hoje tem um patrimônio estimado em cerca de US$ 126 bilhões. É muito dinheiro.

Sua filosofia de investimento segue muito daquilo que aprendeu com seu patrão e mentor, Benjamin Grahan. Ele inseriu algumas considerações a mais para tornar o investimento do seu jeito.

Buffet diz que quando investe seu dinheiro em ações, não pensa que está comprando um tipo de título. Em sua filosofia, ele está adquirindo a empresa em si.

Até mesmo por isso, seu capital é alocado indefinidamente na organização.

Foi assim que seu capital cresceu tanto ao longo das décadas e sua principal empresa se chama Berkshire Hathaway, da qual consegui o controle comprando ações ao longo do tempo.

Outro ponto fundamental da filosofia de investimentos de Buffet é adquirir ações apenas por um preço abaixo do valor intrínseco. Segundo ele, isso é o que se paga, mas o que interessa é o valor que se leva para casa.

Investir em ações value é um ótimo caminho para multiplicar o patrimônio. No entanto, vale frisar que é preciso muito estudo prévio e uma boa carga de paciência para esperar o fruto “amadurecer”.

  • Quer conhecer mais sobre ações value e investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias