Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) identificou que 70% dos consumidores que geram sua própria energia estão na região Sul e Sudeste do Brasil. O sistema, chamado oficialmente de Geração Distribuída, está presente em 166.492 unidades em todo o país.
Os destaques da região Sul e Sudeste são para casas, comércios, condomínios e fazendas. Normalmente, esses locais produzem energia para atender a grandes consumidores, como por exemplo, shoppings ou supermercados.
Resultados da região Sul e Sudeste
Ao total, são 117,5 mil estabelecimentos que estão nos estados da região Sul e Sudeste do país. Nessas regiões estão contidas 56,3% da população, segundo a pesquisa.
Em seguida da região Sul e Sudeste vem a região Centro-Oeste. A área está em terceira posição com 23.105 unidades que produzem a sua própria energia. Já no Nordeste e Norte são 22.654 e 3.197 unidades, respectivamente.
Polêmicas
A Geração Distribuída foi anunciada pela Aneel no ano passado, e, desde então, tem gerado polêmica. Afinal, quem gera a sua própria energia fica isento de pagar algumas taxas referentes ao sistema elétrico. Para a Aneel, esses incentivos devem ser excluídos, pois, os custos são direcionados aos outros consumidores. E além disso, os investimentos para entrar no sistema caíram desde que começaram a valer, em 2012, e, por isso, essas motivações não são mais necessárias.






