Conforme publicado pelo The New York Times no sábado (22), o senador norte-americano Bernie Sanders venceu disparadamente as primárias democratas de Nevada. A vitória do democrata é prova real do resultado das pesquisas que já o apontavam como favorito. Sanders reúne votos de todas as classes sociais e continua sendo o preferido.
Resultado
O democrata de Vermont possui mais do que o dobro da liderança de seus concorrentes.
Na noite de sábado, a Associated Press o nomeou como vencedor em Nevada. Atualmente, o senador possui 50% dos distritos.
Após as primárias de News Hampshire e Iowa, Sanders teve a sua terceira vitória seguida, uma marca histórica no país.
Com esse resultado, Sanders segue como favorito para a próxima primária na Carolina do Norte, neste sábado (29).
Em seguida, vem a Super Terça, na qual um de seus rivais afirmou que irá concentrar todos os seus esforços.
Repercussões
Apesar da vitória de Sanders e sua posição histórica, muitos veem outros candidatos como possíveis vitoriosos ainda.
De acordo com a BBC, o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, possui como estratégia de campanha focar na Super Terça, no dia 3 de março, quando 14 estados irão disputar suas prévias.
Somado a isso, Elizabeth Warren, outra rival de Sanders, chama bastante atenção pelo seu destaque nos debates televisivos que antecederam a votação em nevada.
Joe Biden, outro candidato, se destaca por possuir maior apoio dos afro-americanos, cerca de 36%, segundo o The New York Times.
Todavia, Sanders surpreendeu demonstrando que possui forte apoio nas diversas camadas sociais, tendo como apoio os votos dos jovens e da comunidade latina para conseguir novamente a liderança nas primárias democratas.
Mesmo com as visões contrárias, Bernie Sanders segue sem um rival a altura.
“Construímos uma coalizão multigeracional e multirracial que vencerá não só em nevada, como também em todo o país”, disse Sanders.
O candidato que irá enfrentar o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, só será definido mais a frente.
Para isso, é necessário que todos os 50 estados, o Distrito de Colúmbia (Washington) e Porto Rico realizem suas prévias.