Sendo o maior exportador de carne do mundo, o Brasil está faturando muito com o aumento de exportação para a China. Mas mesmo com o lucro, os consumidores brasileiros estão gastando mais nos açougues e frigoríficos têm sido pressionados a fazer ofertas recordes por bois em fazendas.
Pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo da FGV, o preço da carne no país aumentou em 5,26%, dez vezes mais do que foi visto em outubro. Além do aumento dos preços, a alta demanda de carne por meio dos chineses também está gerando prejuízo a frigoríficos não habilitados a exportar para a China, já que têm de acompanhar o crescimento do preço das cabeças de boi em conjunto com frigoríficos habilitados para o país asiático.
Em entrevista ao G1, o economista da FGV André Braz aponta que o preço da carne só pode diminuir um pouco a partir de janeiro.”Lá para fevereiro e março a carne começa a devolver uma parte do aumento”, condicionando essa previsão a uma normalidade climática para as pastagens, por exemplo.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.