Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Payroll registra saldo positivo de 311 mil vagas nos EUA em fevereiro

Payroll registra saldo positivo de 311 mil vagas nos EUA em fevereiro

O payroll de fevereiro registrou um saldo positivo de 311 mil vagas de emprego no setor urbano dos Estados Unidos. Os números ficaram acima do consenso das projeções de mercado, de 220 mil vagas, mas sinalizam uma desaceleração em relação aos dados de janeiro, que foram revisados de 517 para 504 mil novos empregos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pelo US Bureau of Labor Statistics, órgão ligado ao Departamento do Trabalho. Os números de dezembro também foram revisados para baixo, de 260 mil para 239 mil. 

O salário médio por hora teve aumento de 0,2% em relação a janeiro, e de 4,6% no cálculo anualizado, abaixo da inflação medida no período, na faixa de 5,7%.

Payroll de fevereiro, dados de criação de vagas por setor econômicos

Os principais setores que contribuíram para o saldo positivo foram:

  • serviços de lazer e hospitalidade: 106 mil
  • serviços privados de educação e saúde: 74 mil
  • comércio no varejo: 50 mil
  • setor público: 46 mil

Na outra ponta, os serviços de informação tiveram fechamento de 25 mil vagas, e os serviços de transporte e armazenamento, de 21,5 mil vagas.

Conheça o Mercado Livre de Energia EQI e economize até 20% na conta de luz de sua empresa.

Payroll de fevereiro: taxa de desocupação sobe

A taxa de desocupação subiu de 3,4 para 3,6% em fevereiro, com o número de pessoas sem trabalho chegando a 5,9 milhões.

Payroll de fevereiro, dados de desemprego
Fonte: US Bureau of Labor Statistics
  • Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”.

Os índices subiram em todos os recortes étnicos:

  • asiáticos: de 2,4% para 3,0%
  • brancos: de 3,0% para 3,4%
  • latinos e hispânicos: de 4,1% para 4,5%
  • brancos: de 5,7% para 6,6%

O número de pessoas que procuram emprego há menos de cinco semanas subiu para 2,3 milhões, enquanto os desempregados de longo prazo, sem trabalhar há mais de 27 semanas, é de 1,1 milhão, representando 17,6% da força de trabalho inativa.

Já o número de trabalhadores em tempo parcial por questões econômicas, ou seja, opção do empregador, ficou estagnado, em 4,1 milhões de pessoas, enquanto 5,1 milhões formam o grupo dos desalentados, ou seja, que não saíram à procura de trabalho nas últimas semanas, ficou em 5,1 milhões.

Tá, e aí?Stephan F. Kautz, economista-chefe da EQI Asset

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan F. Kautz, explica que os dados do payroll de fevereiro mostram alguns paradoxos, como o aumento de vagas num ritmo superior ao que se esperava pelo atual crescimento do PIB nos EUA, mas sem aumento relevante dos salários.

“Ainda é preciso aguardar os próximos meses, porque uma alta dos salários pode pressionar a inflação, mas ainda não está acontecendo, por isso os números são inconclusivos para discutir mudanças na política monetária”, explica.

Segundo ele, será preciso aguardar os números do CPI, a inflação dos EUA, que saem na semana que vem, para definir uma mudança na projeção para as taxas de juros no país, hoje no intervalo entre 4,5% e 4,75% ao ano. A próxima reunião do Fomc, o comitê de política monetária do Fed, será em 21 e 22 de março.

“Esses números devem vir entre 0,4% e 0,6%, tanto no núcleo como no índice cheio, e então veremos se o Fed vai mexer nos juros em 0,25 p.p. ou em 50 p.p.. Por ora, a EQI Asset mantém projeção de três aumentos de 25 pontos-base nas próximas reuniões, com a taxa máxima chegando a 5,5%”, concluiu.

Ouça o comentário completo abaixo.

Quer investir com assertividade e compreender o impacto dos dados do payroll de fevereiro na economia e no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.