Depois de apresentar resultados menores que o esperado no segundo trimestre de 2023, com lucro global de 5,6 bilhões de euros, a Volkswagen decidiu ampliar sua presença no maior mercado de carros elétricos do mundo, a China, anunciando uma parceria com a Xpeng.
- INVISTA NO EXTERIOR: PROCURE A EQI INTERNACIONAL PARA SABER COMO OBTER RENDIMENTOS EM DÓLAR COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE.
O avanço do mercado elétrico na segunda maior economia do mundo foi considerado um dos motivos para que a montadora alemã não alcançasse os resultados projetados, já que a Volkswagen ainda engatinha no setor diante de rivais como a local BYD e a norte-americana Tesla, do bilionário Elon Musk.
Para acelerar sua entrada no setor, a Volkswagen acertou um acordo de cooperação de longo prazo com a Xpeng, com investimentos de US$ 700 milhões em troca de uma fatia de 4,99% na operação. Segundo o CEO da empresa na China, Stefan Mecha, a VW tem uma “estratégia de eletrificação de longo prazo” e vai se concentrar em parcerias com agentes locais para acelerar o processo de expansão.
A ideia é que dois modelos elétricos com a marca Volkswagen e tecnologia Xpeng sejam lançados no país já em 2027. A empresa também anunciou uma parceria da Audi, marca de luxo do grupo VW, com outra montadora chinesa, a Saic, para a criação de modelos elétricos premium.
A Xpeng abriu seu capital em Nova York em 2020, captando cerca de US$ 1,5 bilhão no IPO, e já havia anunciado neste mês uma parceria para começar a vender seus veículos elétricos em Israel.
- Depois de ler sobre a ascensão do mercado de veículos elétricos na China, que tal aprender como obter dividendos em dólar? Clique aqui e veja como gerar renda na moeda mais forte do mundo.