Décadas atrás, a Reebok era um nome proeminente no basquete. Agora, após ser vendida pela Adidas (ADS), a organização busca se reposicionar no mercado esportivo global – começando pelo basquete.
Para ajudar essa ambição a se tornar realidade, a marca nomeou o lendário ex-jogador da NBA, Shaquille O’Neal, como presidente da divisão de basquete da Reebok.
A marca foi adquirida pelo Grupo Authentic Brands (ABG) em 2022 por um preço reportado de US$ 2,5 bilhões. O’Neal é o segundo maior acionista da ABG.
Parceiro da Reebok há décadas, Shaquille assinou com a marca de tênis antes de sua temporada de estreia em 1992, se tornando um dos primeiros jogadores de renome a escolher a marca como seu tênis oficial. Na época, esse foi o maior acordo de patrocínio da empresa, afirmava o comunicado.
E essa parceria segue até os dias de hoje, com a marca continuando a desenvolver tênis personalizados para o ex-jogador, visto que Shaquille, com 2,16m de altura, calça 53.
Em sua nova posição, o membro do Hall da Fama terá como foco desenvolver a estratégia de basquete da Reebok e cultivar parcerias com equipes e atletas para ajudar a marca a ganhar nova relevância e domínio no esporte profissional, além de fechar novos acordos de marca com jogadores atuais, explicou o comunicado de imprensa.
Mas O’Neal não assumirá as responsabilidades sozinho.
A Reebok também anunciou que Allen Iverson, ex-jogador da NBA e integrante do Hall da Fama junto com Shaq, foi nomeado vice-presidente da divisão de basquete.
Iverson também é parceiro de longa data da empresa de calçados e, em seu novo cargo, espera-se que ele lidere o recrutamento de jogadores, iniciativas de base e comunitárias, e ativações de atletas como o Iverson Classic.
Considerado um dos pivôs mais dominantes da história da NBA, jogou 19 anos na liga, conquistando quatro títulos, três com o Los Angeles Lakers e um com o Miami Heat. Ele foi nomeado o jogador mais valioso da liga em 2000.
Contratado da Reebok, Iverson é considerado como um dos armadores mais revolucionários a jogar o jogo, passou a maioria de seus 14 anos de carreira no Philadelphia 76ers, levando-os a uma final da NBA, que perderam para os Lakers de O’Neal em 2001, na mesma temporada em que foi nomeado MVP da NBA.