Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Fundo de Eduardo Saverin prepara investimentos na América Latina

Fundo de Eduardo Saverin prepara investimentos na América Latina

O B Capital Group, fundo de investimentos com foco em startups liderado pelo brasileiro Eduardo Saverin, um dos criadores do Facebook, está buscando empresas para investir no Brasil e na América Latina. O fundo de Eduardo Saverin tem cerca de US$ 6,3 bilhões de dólares em ativos sob gestão e hoje está mais presente na Ásia.

Raj Ganguly, sócio do brasileiro, disse em entrevista à Bloomberg que o fundo já investiu em 2020 no Yalochat, uma plataforma de comércio conversacional baseada em IA (Inteligência Artificial) com sede no México, e que abriu um escritório em Miami no ano passado por ser “o lugar mais próximo da América Latina nos Estados Unidos”.

O foco de Saverin e Ganguly é encontrar fundadores com planos regionais e globais que possam buscar não apenas o dinheiro captado por eles, mas a experiência de ambos como empreendedores. Segundo Ganguly, “nós queremos nos envolver com o trabalho, queremos ser um investidor que importa para a empresa”.

Fintechs e empresas de software corporativo estão especialmente no radar do fundo, enquanto observa com ressalvas ideias focados somente em inteligência artificial generativa similares ao ChatGPT, da OpenAI, pois “o hype e a empolgação sobre isso vão superar a realidade dessas tecnologias”, avalia Ganguly.

Segundo ele, a aquisição recente da Byju’s, uma das startups mais promissoras da Índia, com foco em tecnologias educacionais, é uma amostra do que a empresa foca: plataformas com interesse e possibilidade de alcance global em setores ainda com espaço para evolução e crescimento em negócios internacionais.

Publicidade
Publicidade

No Brasil, diz, a observação é em empresas locais que planejam expansão para países vizinhos. O objetivo da empresa, diz, é oferecer esse suporte para uma iniciativa local se ampliar para um panorama regional e, eventualmente, global. “A empresa que o Eduardo iniciou é bastante conhecida hoje”, disse, em referência ao Facebook.

  • Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”.

Quem é Eduardo Saverin

Popularmente conhecido como o “brasileiro do Facebook”, Eduardo Saverin foi um dos sócios de Mark Zuckerberg e o primeiro a investir algum capital no negócio que começou como uma brincadeira.

Paulistano, Saverin cursava Economia em Harvard e conheceu Zuckerberg numa fraternidade dentro da universidade. Enquanto o atual CEO era visto como um gênio precoce de programação, o brasileiro já era um especialista em finanças e investimentos.

Com o tempo, Zuckerberg largou os estudos e foi para o Vale do Silício para profissionalizar o Facebook, enquanto Saverin seguiu em Harvard, em tese como um sócio minoritário. Após uma série de desentendimentos que foram parar na Justiça, Saverin foi reconhecido como co-fundador e passou a ter direito a uma parte da propriedade da empresa, o que o colocou na lista de maiores bilionários do mundo.

Avesso à mídia e a entrevistas, desde 2009 Eduardo Saverin vive em Cingapura e atua na área de captação de recursos para startups, por meio de fundos como o B Capital, que agora se prepara para entrar no mercado brasileiro.

Quer investir com assertividade e ficar de olho nos possíveis investimentos do fundo de Eduardo Saverin no Brasil? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.