Após o lançamento de novos produtos e a atualização para o iOS 18.1 com inteligência artificial, a Apple (AAPL; AAPL34) foi proibida de comercializar o novo iPhone 16 e Apple Watch Series 10 na Indonésia. A proibição governamental foi para a venda e uso da última geração de smartphones e smartwatches da gigante por descumprir compromissos de investimento.
A vetação dos produtos da Apple está ligada com a legislação local, que exige que smartphones de companhias estrangeiras tenham ao menos 40% de seus componentes fabricados no país.
No caso da Apple, a obrigação da gigante foi convertida a investir em pesquisa e desenvolvimento na Indonésia, uma vez que a companhia não mantém fábricas na Indonésia. Segundo o Tecnoblog, a medida faz parte do projeto Apple Developer Academy, que foca na capacitação de desenvolvedores para os sistemas da empresa.
Por que o iPhone 16 foi banido?
Segundo um porta-voz do governo indonésio, a Apple falhou em atender a obrigação. A companhia havia se comprometido em investir um valor de cerca de US$ 109 milhões, mas aportou apenas US$ 95 milhões.
A partir da quebra de acordo, não foram liberadas as certificações dos IMEIs da linha iPhone 16. Isso pode afetar o uso de smartphones que já estão funcionando no país, já que as operadoras poderão restringir o acesso aos aparelhos às suas redes.
Para os consumidores que comprarem um iPhone 16 ou Apple Watch Series 10 em outro país, poderá utilizar o smartphone na Indonésia para uso pessoal, desde que pague os impostos e taxas estipuladas pelo governo. Já a comercialização dentro do país será ilegal.
A restrição não vai afetar produtos antigos, como o iPhone 15, que segue com permissão para ser comercializado. De acordo com um estudo da IDC, a chinesa Oppo lidera o mercado de smartphones na Indonésia, enquanto a Samsung ocupa o segundo lugar.
Você leu sobre Apple iPhone 16. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!