Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Museu da B3 (B3SA2) conta a história do mercado de capitais no Brasil

Museu da B3 (B3SA2) conta a história do mercado de capitais no Brasil

Fernando Cesarotti

Fernando Cesarotti

19 Set 2022 às 17:35 · Última atualização: 19 Set 2022 · 3 min leitura

Fernando Cesarotti

19 Set 2022 às 17:35 · 3 min leitura
Última atualização: 19 Set 2022

Museu da B3 (B3SA2) conta a história do mercado de capitais no Brasil

Divulgação/B3

A B3 (B3SA2) inaugurou neste mês de setembro seu próprio museu, o MUB3, situado no próprio prédio sede da bolsa, no Centro de São Paulo, e que tem o objetivo de contar a história do mercado de capitais no Brasil desde a criação das primeiras bolsas de valores do país, ainda no período colonial, e sua relação com a transformação da economia brasileira.

“A exposição percorre de forma temática e cronológica as primeiras experiências de bolsas e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país”, diz o museu em seu site.

Também fazem parte do acervo equipamentos que mostram a evolução da tecnologia no mercado financeiro, de aparelhos de telefone usados pelos investidores do passado a caixas registradoras e até mesmo a alguns martelos “especiais” utilizados em pregões de grande valor histórico.

Por meio de visitas guiadas e marcadas com antecedência, as pessoas podem passar inclusive pelo saguão onde acontecia o pregão ao vivo, que foi extinto em 2006, mas que até hoje serve como parâmetro visual quando alguém pensa em “bolsa de valores”.

Além das visitas, a B3 oferece também um Programa de Educação a respeito de temas como educação financeira e história da economia e do mercado de capitais que podem ser marcadas com antecedência para grupos de estudantes.

“O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil”, diz o site, que apresenta também as informações sobre como agendar visitas e atividades educacionais, que são gratuitas.

“A B3 tem a honra de ser patrocinadora deste projeto, que entrega para o centro histórico da maior cidade do país um espaço cultural que retrata a importância do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

Serviço

O Museu da B3 se localiza no prédio-sede da companhia, na rua Quinze de Novembro, 275, no centro de São Paulo, SP. As visitas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta e nos segundos e quartos sábados de cada mês, das 9h às 17h.

O espaço tem itens de acessibilidade como audioguia, videolibras, obras e maquetes táteis, legendas em fonte ampliada e braile, rampas e banheiros acessíveis.

Para atividades e visitas em grupo, o MUR3 recomenda o agendamento com antecedência por meio do site: www.mub3.org.br.

Quer conhecer mais sobre o mercado de capitais e saber a melhor forma de investir na B3 (B3SA2)? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias