Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Morning Call: Dia de conhecer o impacto na atividade industrial global

Morning Call: Dia de conhecer o impacto na atividade industrial global

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

02 Mar 2020 às 11:05 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

02 Mar 2020 às 11:05 · 3 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022

China, minério de ferro

Após o auspicioso pregão de sexta-feira, o investidor brasileiro não demorou muito para voltar suas preocupações ao continente asiático, onde a China divulgou o seu PMI industrial que veio ainda mais fraco do que se imaginava: de 50,0 em janeiro, para 35,7 em fevereiro, quando a previsão era de 43,0. Já o PMI de serviços veio ainda pior: de 54,1 para 29,6, nível ainda pior que o registrado durante a crise do sub-prime, quando o recuo dos mesmos 54,1, para 29,6.

Ao que tudo indica, o surto de coronavírus na China começa a ficar sob controle, mas ainda assim, estima-se que os impactos econômicos, tanto na produção quanto em toda a cadeia de suprimentos, devam se verificar também no mês de março, porém com menor intensidade.

Os péssimos dados causaram um pânico inicial, mas aos poucos o mercado parece ter entendido que o susto verificado durante a semana passada, parece já ter englobado os custos de um mês completamente comprometido, que certamente terá forte peso sobre o PIB global no primeiro trimestre do ano.

Nesta manhã, as principais bolsas asiáticas fecharam no terreno positivo, mesmo cenário verificado na abertura das bolsas europeias e nos futuros em Nova Iorque.

Se na China as coisas parecem mais controladas, a disseminação do coronavírus passa a ser agora uma questão internacional: segundo a OMS, 58 países já confirmaram ao menos um infectado, aumentando o total de casos para 87.137. Na Itália e no Irã, os números são muito preocupantes: as últimas 24 horas registraram um aumento de 40% nos casos confirmados, totalizando 1.576 infectados com 34 vítimas fatais, a maior parte no norte da Itália. Segundo a BBC, no Irã as coisas estão completamente fora de controle e o número de mortes já teria ultrapassado a casa das duas centenas.

Aqui no Brasil, a circulação do vírus parece controlada, com apenas 2 casos confirmados, ambos em São Paulo. Outras 252 pessoas, estão sendo monitoradas.

Na Europa, os índices de atividade industrial em fevereiro ainda não mostraram os impactos do coronavírus: Na Alemanha, o número subiu de 45,3 pontos em janeiro para 48 em fevereiro, no Reino Unido, subiu de 50 para 51,7 e na zona do euro, de 47,9 para 49,2.

Ainda hoje (11h45) conheceremos o PMI industrial dos EUA, também referente ao mês de fevereiro (51,9 em janeiro) e às 13h, o PMI industrial global, que certamente mexerá com as bolsas no mundo inteiro. Com relação ao Brasil, diversas casas já revisaram suas projeções, indicando um PIB abaixo de 2% em 2020.

A semana será decisiva também na política: uma reunião marcada para hoje, reunirá Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Em pauta, o acordo fechado sobre o orçamento, que acabou desencadeando uma crise na já não muito boa relação entre os dois poderes.

O presidente segue reivindicando mais autonomia, enquanto os congressistas tentam puxar o protagonismo para si. No frigir dos ovos, o resultado prático é que contrariando todos os prognósticos dados por ambos, executivo e legislativo, as propostas de reforma tributária e administrativa ainda são desconhecidas e sequer foram enviadas ao Congresso.

(Com Wisir Research)

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias