A Braskem (BRKM5) divulgou um comunicado oficial na quarta-feira (28) esclarecendo que não possui qualquer envolvimento na venda da participação da Novonor. A manifestação ocorreu em resposta a um ofício da B3, que solicitou esclarecimentos sobre uma reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico.
De acordo com a matéria que motivou o questionamento da bolsa, o empresário Nelson Tanure, por meio do fundo Petroquímica Verde, teria apresentado uma proposta para comprar a fatia da Novonor (antiga Odebrecht) na Braskem.
A reportagem indicava que a oferta não previa a realização de uma oferta pública de aquisição (OPA) destinada aos acionistas minoritários da petroquímica.
Em seu comunicado, a Braskem foi categórica ao afirmar que “não é responsável tampouco conduz eventuais negociações de seu acionista controlador sobre a venda da sua participação acionária”, além de reforçar que “não tem qualquer conhecimento das informações contidas em tal notícia”.
Braskem cobra esclarecimentos sobre venda da participação da Novonor e empresa confirma proposta preliminar
Buscando maior transparência, a Braskem informou que solicitou esclarecimentos diretamente à Novonor. A controladora confirmou que recebeu uma proposta não vinculante do fundo Petroquímica Verde, ligado a Nelson Tanure, para a venda da participação da Novonor na Braskem.
Ainda segundo a Novonor, a proposta está em estágio preliminar e sujeita a análises e condições precedentes. A empresa também declarou que, até o momento, não foi definida a eventual aplicação da regra do “tag along” — direito dos acionistas minoritários de venderem suas ações nas mesmas condições do controlador —, considerando o caráter inicial das negociações relacionadas à venda da participação da Novonor.
Leia também: