SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Mercados
Bitcoin: O que está acontecendo com os preços em fevereiro?

Bitcoin: O que está acontecendo com os preços em fevereiro?

Queda foi impulsionada menos pela fraqueza interna das criptomoedas e mais por uma forte deterioração do cenário macroeconômico

O Bitcoin ($BTCUSD) continua em sua trajetória de correção em fevereiro. Nesta quinta-feira (5), o preço da criptomoeda já alcançou níveis abaixo dos US$ 70 mil. No ano, a queda já chega a 20%.

Olhando para o histórico, contudo, há motivos para crer em uma mudança. Fevereiro tem sido um dos meses mais fortes para o Bitcoin, entregando um retorno médio de aproximadamente 12% desde 2011.

Análise da Exchange Nexo, aponta que os mercados têm mostrado sinais tímidos de estabilização, com a pressão de momentum de curto prazo diminuindo.

No gráfico diário, o oscilador estocástico do Bitcoin – um indicador de momentum que mede a posição do preço atual em relação à sua faixa recente – está se aproximando de uma saída da zona de sobrevenda.

Estruturalmente, contudo, a cripto já rompeu o suporte imediato, que estava concentrado na zona de 77.000–76.000 e a mínima do ano passado, em torno de 74.500.

Publicidade
Publicidade

“Em contrapartida, a resistência inicial situa-se perto de 79.000–79.500, seguida por um nível de resistência mais elevado em torno de 84.500, que anteriormente atuou como uma área de consolidação”, pontua a Nexo.

Problemas macro atingem o Bitcoin

Uma avaliação da corretora Bitfinex explique que esta queda foi impulsionada menos pela fraqueza interna das criptomoedas e mais por uma forte deterioração do cenário macroeconômico.

“As implicações de uma política monetária restritiva proposta para a sucessão do presidente do Fed, a renovada incerteza fiscal nos EUA e os crescentes riscos geopolíticos direcionaram o capital para dinheiro e títulos do Tesouro, amplificando a volatilidade negativa dos ativos digitais”, pontua a análise.

Desta forma, as altcoins sofreram distorções mais acentuadas, particularmente Ethereum e Solana, embora os fluxos seletivos para ETFs de menor capitalização sugiram uma rotação tática em vez de uma capitulação generalizada.

“Com a alavancagem agora substancialmente reduzida e o excesso especulativo eliminado, o mercado parece estar passando por uma reestruturação”, diz a Bitfinex.

Segundo a avaliação, a direção no curto prazo dependerá de se o preço conseguirá recuperar os principais níveis de custo realizados e se a pressão macroeconômica diminuir o suficiente para permitir que a demanda institucional ressurja.

Quer saber mais sobre investimentos no exterior? Clique aqui para conferir no material os 10 melhores ativos para investir fora e exclusivo da EQI+.