Em um novo apelo ao Federal Reserve (Fed), o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a defender a redução das taxas de juros nesta sexta-feira (2), logo após a divulgação de dados de emprego que superaram as expectativas para o mês de abril.
“Exatamente como eu disse, estamos apenas em uma FASE DE TRANSIÇÃO, apenas começando!!!“, escreveu Trump em uma animada publicação no Truth Social minutos após a divulgação do Payroll, que superou as expectativas do mercado.
“Os consumidores têm esperado anos para ver os preços baixarem. SEM INFLAÇÃO, O FED DEVERIA REDUZIR SUA TAXA!!!“, acrescentou o presidente.
Este é mais um episódio da pressão do presidente Trump para reduzir as taxas de juros nos EUA.
O republicano tem criticado com frequência o presidente do Fed Jerome Powell, pressionando-o para reduzir as taxas na esperança de estimular o crescimento econômico.
O assessor econômico Kevin Hassett afirmou no mês passado que a Casa Branca estava explorando regras sob as quais o presidente poderia demitir Powell.
Powell mantém que Trump não pode legalmente demiti-lo antes do término de seu mandato como presidente do Fed em maio de 2026. No entanto, receios de que Trump ainda possa tentar substituí-lo por alguém disposto a ceder à pressão política sobre as taxas têm alarmado mercados e investidores em todo o mundo.
Em 21 de abril, esses temores desencadearam uma onda de vendas que fez com que os principais índices e o dólar americano caíssem no mesmo dia.
Desde então, Trump afirmou que “não tem intenção” de demitir Powell e tem reduzido suas críticas.
“Eu tenho uma pessoa no Fed que não está realmente fazendo um bom trabalho“, disse Trump em um comício em Michigan na terça-feira (29), sem mencionar o nome de Powell.
“Quero ser muito gentil e respeitoso com o Fed“, acrescentou. “Não se deve criticar o Fed; deve-se deixá-lo fazer seu próprio trabalho, mas eu sei muito mais do que ele sobre taxas de juros, acreditem em mim.“
Leia também: