Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Trump pede novamente redução das taxas de juros após dados positivos do Payroll

Trump pede novamente redução das taxas de juros após dados positivos do Payroll

Em um novo apelo ao Federal Reserve (Fed), o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a defender a redução das taxas de juros nesta sexta-feira (2), logo após a divulgação de dados de emprego que superaram as expectativas para o mês de abril.

Exatamente como eu disse, estamos apenas em uma FASE DE TRANSIÇÃO, apenas começando!!!“, escreveu Trump em uma animada publicação no Truth Social minutos após a divulgação do Payroll, que superou as expectativas do mercado

Os consumidores têm esperado anos para ver os preços baixarem. SEM INFLAÇÃO, O FED DEVERIA REDUZIR SUA TAXA!!!“, acrescentou o presidente.

Este é mais um episódio da pressão do presidente Trump para reduzir as taxas de juros nos EUA. 

O republicano tem criticado com frequência o presidente do Fed Jerome Powell, pressionando-o para reduzir as taxas na esperança de estimular o crescimento econômico. 

O assessor econômico Kevin Hassett afirmou no mês passado que a Casa Branca estava explorando regras sob as quais o presidente poderia demitir Powell.

Powell mantém que Trump não pode legalmente demiti-lo antes do término de seu mandato como presidente do Fed em maio de 2026. No entanto, receios de que Trump ainda possa tentar substituí-lo por alguém disposto a ceder à pressão política sobre as taxas têm alarmado mercados e investidores em todo o mundo.

Em 21 de abril, esses temores desencadearam uma onda de vendas que fez com que os principais índices e o dólar americano caíssem no mesmo dia.

Desde então, Trump afirmou que “não tem intenção” de demitir Powell e tem reduzido suas críticas.

Eu tenho uma pessoa no Fed que não está realmente fazendo um bom trabalho“, disse Trump em um comício em Michigan na terça-feira (29), sem mencionar o nome de Powell.

Quero ser muito gentil e respeitoso com o Fed“, acrescentou. “Não se deve criticar o Fed; deve-se deixá-lo fazer seu próprio trabalho, mas eu sei muito mais do que ele sobre taxas de juros, acreditem em mim.

Leia também: