22 Jun 2022 às 11:17 · Última atualização: 22 Jun 2022 · 3 min leitura
22 Jun 2022 às 11:17 · 3 min leitura
Última atualização: 22 Jun 2022
O Ibovespa amargava 1,37% de queda por volta das 11h desta quarta-feira (22), aos 93.322,08 pontos, na esteira de Nova York, cujas bolsas operam em baixa: Dow caindo 0,96%, S&P 500 caindo 0,73%, e Nasdaq caindo 0,38%.
A Petrobras (PETR3, PETR4) continua pesando na bolsa brasileira, com as ações ordinárias recuando 2,48% no mesmo horário, e as ações preferenciais caindo 2,14%. Ainda assim, a petroleira não é a ação que mais cai no índice, hoje.
Outro ponto de inflexão diz respeito ao ruído político, com declarações de autoridades acerca da segurança das urnas eletrônicas utilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lá fora, o presidente do Federal Reserve (Fed, espécie de banco central dos EUA), Jerome Powell, falava em comissão do Senado dos EUA.
Segundo declarações previas fornecidas à imprensa, ele declara o seguinte: “estamos fortemente comprometidos em reduzir a inflação e estamos atuando rápido para isso. A demanda agregada está forte, mas problemas na oferta são maiores e duram mais”.
Também: “o aumento em commodities com a invasão da Ucrânia cria pressão extra na inflação e os lockdowns na China devem exacerbar problemas atuais nas cadeias de produção”.
E disse mais: “o aperto nas condições financeiras deve conter PIB e equilibrar a oferta com a demanda. Dados sugerem que o PIB cresceu neste trimestre, com consumo ainda forte”.
Em relação aos empregos, ele disse: “o mercado de trabalho está muito apertado e há crescimento de salários”.
Quanto a taxa de juros que o Fed vem aumentando gradativamente, declarou: “decidiremos juro reunião a reunião, a depender do cenário. O ritmo do aperto dependerá de dados e da perspectiva para a economia”.
Quer saber mais sobre o Ibovespa e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!