Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos de Investimento
Notícias
BODB11: conheça o fundo e veja se vale investir

BODB11: conheça o fundo e veja se vale investir

O analista João Zanott, da EQI Research, iniciou a cobertura do fundo de infraestrutura BODB11, gerido pela Bocaina Capital. O fundo tem como meta entregar retorno de 1,5% a 2,5% acima dos títulos públicos IPCA+ de prazo equivalente, por meio de uma carteira concentrada em crédito privado incentivado e isento de imposto para pessoa física.

Atualmente, 98,6% do portfólio está alocado em debêntures incentivadas, com spread médio de 2,67%, resultado de negociações diretas e originação proprietária.

“O BODB11 está entre os fundos mais descontados do mercado, com P/VP de 0,86x e retorno implícito próximo de IPCA + 12% ao ano. Vemos um desconto expressivo sem justificativa, considerando a carteira adimplente e a expertise da gestora”, afirma Zanott.

Publicidade
Publicidade

BODB11: desconto atrativo e gestão especializada

A Bocaina Capital, fundada em 2020 por ex-profissionais da Santander Asset Management, é especializada em ativos alternativos, com foco em infraestrutura e crédito estruturado. Um diferencial competitivo é a capacidade de estruturar operações internamente, reduzindo custos e aumentando o retorno potencial.

Exemplos dessa atuação incluem operações relevantes como a Norte Saneamento, a debênture da São Gabriel Saneamento e o ativo de Sul Concessões, atualmente o mais representativo da carteira.

O portfólio do fundo é concentrado em setores essenciais, com destaque para saneamento (35% do patrimônio líquido), transmissão de energia (12%), renováveis (12%) e telecomunicações (12%).

Recentemente, o fundo resolveu de forma positiva o caso Rio Alto, ativo com rating D que representava 5,6% do patrimônio, recebendo integralmente os valores após acionamento de garantias bancárias de instituições como BTG, Sumitomo e Safra.

Apesar da concentração em poucos emissores — 76,3% do patrimônio líquido está nos 12 principais ativos —, a EQI Research considera que a estratégia é compensada pelo alto nível de originação própria, spreads diferenciados e o deságio expressivo das cotas.

Para os próximos 12 meses, a expectativa é de uma rentabilidade de proventos de 17,08%, reforçando a atratividade para investidores que buscam exposição a infraestrutura com isenção fiscal.

Para acessar a análise completa, clique no botão abaixo.