Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Estilo e Lazer
Notícias
Primeira classe ou econômica: aumenta busca por voos premium; entenda as diferenças

Primeira classe ou econômica: aumenta busca por voos premium; entenda as diferenças

Um estudo da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), que representa cerca de 330 companhias aéreas globalmente, revelou um dado surpreendente no setor de aviação. Desde agosto de 2023, as viagens em cabines premium, como executiva e primeira classe, têm registrado um crescimento superior às viagens em classe econômica.

Apesar de os passageiros premium representarem apenas 3% de todos os viajantes, eles são relevantes para as receitas das companhias aéreas, pois as tarifas premium são, em média, cinco vezes mais altas que as econômicas, contribuindo para cerca de 15% da receita de passageiros.

gráfico voos em primeira classe. fonte: Iata
Ressurgimento da primeira classe. Fonte: Iata

Primeira classe tem padrão sazonal

Mas há um padrão sazonal que influencia os preços tanto nas viagens premium quanto nas econômicas, aponta o estudo.

Durante os meses de verão no hemisfério norte, a demanda por tarifas econômicas tende a aumentar, enquanto as tarifas de classe executiva diminuem, mas se recuperam em setembro e entre março e maio, alinhando-se ao ciclo de viagens corporativas.

Até agosto de 2023, o crescimento de passageiros em todas as classes se movia conjuntamente, mas desde então, as viagens premium deslancharam, superando as de classe econômica.

Publicidade
Publicidade

Em maio de 2024, o número de passageiros premium aumentou surpreendentes 43% desde janeiro de 2023, enquanto as viagens em classe econômica cresceram 23%.

Para a Iata, esse aumento pode indicar o ressurgimento das viagens corporativas, coincidindo com a retomada usual após o verão europeu.

Brasileiros também buscam mais por conforto

Outra pesquisa recente, feita pela Conversion, agência especializada em SEO (Search Engine Optimization, que é um conjunto de técnicas e estratégias para que sites fiquem melhor posicionados nos mecanismos de busca), mostrou um aumento significativo no interesse dos brasileiros por viagens aéreas premium.

O estudo, baseado em dados dos últimos 12 meses, revelou um crescimento acentuado nas buscas por termos relacionados a voos em classes superiores e serviços premium.

Termos como “executiva Avianca” aumentaram 420%, enquanto “voos executiva baratos” registraram um crescimento de 300%.

Também houve um aumento de 200% nas buscas por “passagem executiva preço” e “classe econômica premium”, além de um crescimento de 300% para “diferença entre classe econômica e econômica premium Latam”.

A Avianca teve o maior aumento nas pesquisas por voos premium, seguida por Emirates, Latam, Tap e Iberia. Isso indica uma mudança no comportamento dos turistas brasileiros, que estão priorizando experiências de voo mais agradáveis e personalizadas.

Primeira classe x classe econômica

A classe econômica é a opção mais acessível para viagens aéreas, com assentos mais próximos e menos espaço para as pernas, oferecendo serviços básicos como refeições e entretenimento em voos mais longos.

A classe econômica premium oferece poltronas mais largas, mais espaço para as pernas e serviços adicionais, como check-in e embarque prioritários, além de refeições mais elaboradas em voos internacionais e acesso a salas de espera exclusivas.

A classe executiva, por sua vez, proporciona um nível superior de conforto, com assentos mais espaçosos, que muitas vezes se transformam em camas.

Já a primeira classe oferece o nível máximo de luxo nas viagens, com assentos que muitas vezes se assemelham a quartos de hotel e mimos adicionais, como pijamas e menus degustação.