Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Veja os 8 principais golpes dados no Facebook em 2019 e como evitá-los

Veja os 8 principais golpes dados no Facebook em 2019 e como evitá-los

Como os golpistas não estão tendo tanto sucesso com os golpes de phishing por e-mail como antes, eles estão utilizando o Facebook para  conseguir dinheiro. Veja abaixo os oito principais golpes e como evitá-los:

Fraudes de violação de conta

Sempre que alguém faz algo no Facebook que contraria os padrões da comunidade, recebe uma mensagem informando que sua conta foi encontrada em violação.

A maneira como os golpistas aproveitam isso é criando uma conta falsa do Facebook que se parece com um perfil oficial do Facebook. Em seguida, eles enviam aos usuários uma mensagem informando que a conta foi encontrada violando seus termos de serviço.

Como você sabe que a mensagem é falsa:

  • Você não recebeu a mensagem no endereço de e-mail registrado no Facebook.
  • O perfil de origem da mensagem parece incomum e apresenta poucos detalhes.
  • A redação da mensagem apresenta um português com erros e gramática ruim.
  • Os avisos de violação de conta do Facebook aparecem no Centro de suporte, não no Facebook Messenger.
  • Como se proteger: a coisa mais importante a ter em mente quando você vê uma mensagem como essa é ignorá-la e nunca fornecer sua senha do Facebook ao golpista, conforme solicitado.

Golpes de romance

Muitas pessoas usam o Facebook como um local para conhecer novos e potenciais parceiros românticos. Os golpistas sabem disso, então eles criam um perfil falso no Facebook com fotos falsas de alguém atraente e depois procuram usuários do Facebook na esperança de encontrar um falso relacionamento romântico.

Depois de construir o relacionamento virtualmente através do messenger do Facebook, o fraudador começará a pedir dinheiro. As razões para o dinheiro incluem tudo, desde custos de divórcio, despesas de mudança para ir vê-lo ou eles fingem estar em crise e precisam de sua ajuda.

Como você sabe que a mensagem é falsa:

  • Os perfis têm muito poucas postagens e nenhuma informação de identificação significativa.
  • As mensagens estão com uma gramática estranha ou com erros de português.
  • A conversa começa com base em um relacionamento, mas depois se transforma em uma solicitação de dinheiro em pouco tempo.
  • O golpista sempre inventa desculpas para que eles nunca possam se encontrar pessoalmente.
  • Como se proteger: se você nunca conheceu pessoalmente seu parceiro romântico, nunca envie a ele nada de valor financeiro.

Golpes de loteria

Outro golpe comum do Facebook é o golpe da loteria. Esse golpe geralmente vem de uma conta clonada do Facebook que parece ser alguém que você conhece. No entanto, às vezes vem de um estranho que afirma ser o operador do programa de loteria.

O golpista dirá que eles descobriram que você é o vencedor de uma loteria. Eles dizem que enviarão o dinheiro, mas primeiro você precisará enviar uma taxa para cobrir certas “despesas” de gerenciamento envolvidas no processamento de seus ganhos. Para processar a taxa, o fraudador geralmente solicita detalhes do cartão de crédito ou da conta bancária.

O resultado final será o golpista esvaziando os fundos da sua conta e você nunca verá um centavo.

Como se proteger: nunca passe detalhes do cartão de crédito ou da conta bancária via Facebook, independentemente da autenticidade da mensagem.

Golpes de Doação

Para esse golpe, em vez de clonar contas de seus amigos, os criminosos clonarão contas para parecer que vêm de líderes religiosos conhecidos ou até de celebridades. Ainda assim, em outros casos, as contas clonadas parecem vir de pessoas que administram instituições de caridade conhecidas.

O golpe de doação é simples. O golpista enviará uma mensagem perguntando se você deseja doar para a instituição de caridade.

Muitas pessoas que se preocupam com a causa da instituição de caridade falsa fornecerão os detalhes da conta bancária ou do cartão de crédito ao artista fraudulento. Em vez de doar dinheiro, as pessoas acabam tendo seu cartão de crédito ou conta bancária zerados.

Como se proteger: Assim como nos golpes de loteria, nunca passe detalhes da conta financeira no Facebook. Se você deseja doar para uma instituição de caridade, entre em contato diretamente com ela por telefone e faça sua doação, se possível, checando e doando pessoalmente.

Golpes de herança

Para combater esse golpe, os criminosos criarão contas falsas para parecerem advogados ou chefes de uma organização legal. O golpista lhe dirá que uma pessoa falecida que você conhece deixou uma herança.

O problema é que você precisará fornecer informações pessoais, como seu número de segurança social, ou mesmo os detalhes da sua conta bancária.

Isso nada mais é do que uma abordagem diferente para os planos acima mencionados. O golpista simplesmente deseja acessar informações que permitam roubar seu dinheiro.

Como se proteger: Embora possa ser tentador fornecer seus detalhes para que você possa obter sua herança, essa situação é sempre boa demais para ser verdadeira. Os advogados de herança nunca entrarão em contato com o Facebook.

Golpes de empréstimo

Para realizar o golpe do Facebook, os golpistas geralmente começam clonando a conta de um de seus amigos.

Em seguida, eles postam em uma página do grupo ou enviam uma mensagem direta dizendo que descobriram uma página onde você pode obter um empréstimo instantâneo com uma taxa de juros muito baixa, completo com um link para a página da web.

Se você visitar a página, ela tentará convencê-lo a pagar uma taxa avançada modesta para se qualificar para o empréstimo.

Como se proteger: Mesmo que essas informações venham de um amigo, nunca forneça suas informações bancárias em nenhum site desconhecido. Sempre solicite empréstimos com juros baixos em bancos que você já conhece.

Golpes de dinheiro grátis

Ainda mais atraente do que os golpes de empréstimo baratos são as mensagens que os golpistas enviam, alegando que há uma concessão do governo ou uma oferta de empresa à qual você se qualifica. O golpista geralmente o direciona para um site falso, incentivando você a inserir as informações do cartão de crédito ou da conta bancária.

Assim como outros golpes, a única coisa que acontecerá se você enviar suas informações é que sua conta será drenada de todos os fundos.

Como se proteger: Nunca forneça suas informações bancárias em nenhum site desconhecido. Se você deseja solicitar uma concessão do governo, faça-o diretamente no site do governo. Você saberá que é o escritório se o URL terminar em .gov.

Vídeo comprometedor

Um golpe muito mais recente do Facebook que aparece é o golpe de vídeo comprometedor. É aqui que um fraudador invade ou clona uma das contas do Facebook de um amigo e envia uma mensagem dizendo que o viu em um vídeo comprometedor do YouTube ou outra rede social.

A mensagem exibirá algo como isto:

“Ei! O que você está fazendo neste vídeo lol! Pesquise o seu nome e pule para 2:43 no vídeo. Digite no navegador sem espaços: [endereço da Web removido] ”

Normalmente, o link solicita que você faça login na sua conta do Facebook para ver o vídeo. Isso permite que os golpistas tenham acesso à sua conta do Facebook, que eles usarão para enganar seus amigos e também para que eles renunciem à senha do Facebook.

Como se proteger : Nunca insira seus detalhes de login do Facebook em nenhum site que não seja o Facebook.

Se você foi vítima de algum desses golpes, execute imediatamente as seguintes ações:

  • Mude sua senha do Facebook o mais rápido possível.
  • Informe o banco ou a empresa do cartão de crédito se você acredita que sua conta está comprometida.
  • Denuncie a conta do golpista no Facebook .
  • Bloqueie a conta do fraudador para que ele não possa ver sua lista de amigos.

Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.