Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Títulos públicos ainda são uma boa opção?

Títulos públicos ainda são uma boa opção?

Com taxa básica de juros em baixa, os títulos públicos perdem em valor. Agora, é hora de partir para investimentos mais arriscados.

Se a dúvida é se os títulos públicos ainda são uma boa opção de investimento para o cenário atual, a resposta é não. A alta rentabilidade já ficou para trás.

Isto porque o Banco Central já promoveu três cortes da taxa Selic este ano e segue com a meta de flexibilização monetária.

E com a taxa básica de juros em baixa, os títulos públicos perdem em valor.

Opinião dos especialistas

Durante evento da TAG Investimentos realizado dia 7 de novembro, em São Paulo, Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Capital e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, afirmou que, agora, é hora de partir para investimentos com mais risco.

“A palavra risco subiu em cima da mesa, então todo mundo vai ter que correr risco”, disse.

Publicidade
Publicidade

E complementou: “O investidor vai ter que olhar para ativos ligados à economia real, como crédito, imóveis e ações”.

Também presente ao evento, Eduardo Moreira, da Pacífico Gestão de Recursos, acredita que só é possível pensar em ganhos com títulos públicos em papéis com vencimentos mais longos.

Mas alerta: “Prêmio é risco, e nesses papéis está embutido o risco fiscal de Brasil, como as reformas e a retomada do crescimento”, afirmou

Esqueça liquidez no curto prazo

Para ter retorno em um cenário de juros baixos, o investidor que quiser manter sua posição terá que abrir mão de liquidez no curto prazo e fazer aplicações pensando em um horizonte maior de tempo, de pelo menos três anos.

Confira o que fazer com os títulos do tesouro quando eles vencem.

O que são títulos públicos?

As emissões de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infraestrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.