Se a dúvida é se os títulos públicos ainda são uma boa opção de investimento para o cenário atual, a resposta é não. A alta rentabilidade já ficou para trás.
Isto porque o Banco Central já promoveu três cortes da taxa Selic este ano e segue com a meta de flexibilização monetária.
E com a taxa básica de juros em baixa, os títulos públicos perdem em valor.
Opinião dos especialistas
Durante evento da TAG Investimentos realizado dia 7 de novembro, em São Paulo, Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Capital e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, afirmou que, agora, é hora de partir para investimentos com mais risco.
“A palavra risco subiu em cima da mesa, então todo mundo vai ter que correr risco”, disse.
E complementou: “O investidor vai ter que olhar para ativos ligados à economia real, como crédito, imóveis e ações”.
Também presente ao evento, Eduardo Moreira, da Pacífico Gestão de Recursos, acredita que só é possível pensar em ganhos com títulos públicos em papéis com vencimentos mais longos.
Mas alerta: “Prêmio é risco, e nesses papéis está embutido o risco fiscal de Brasil, como as reformas e a retomada do crescimento”, afirmou
Esqueça liquidez no curto prazo
Para ter retorno em um cenário de juros baixos, o investidor que quiser manter sua posição terá que abrir mão de liquidez no curto prazo e fazer aplicações pensando em um horizonte maior de tempo, de pelo menos três anos.
Confira o que fazer com os títulos do tesouro quando eles vencem.
O que são títulos públicos?
As emissões de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infraestrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






