Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
PicPay vai utilizar Inteligência Artificial para captar mais clientes

PicPay vai utilizar Inteligência Artificial para captar mais clientes

A PicPay, fintech controlada pelo Banco Original, do Grupo J&F, planeja utilizar Inteligência Artificial (IA) como forma de atrair novos clientes. A ideia é que a ferramenta faça o número de clientes saltar quase dez vezes, de 14 milhões para 100 milhões.

Isaac Ben-Akiva, doutor pela Universidade de Toronto e ex-diretor de aprendizado de máquina do banco britânico Barclays, será o chefe da empreitada, que espera reunir 50 cientistas de dados até o fim do ano.

“A aplicação que teremos de IA não será conservadora. O grande objetivo é entender o cliente. Se você consegue uma boa representação, você tem a possibilidade de criar modelos preditivos mais fortes e precisos. Isso possibilita entender características psicossociais e trazer para a economia comportamental”, disse ao Estadão.

Com os algoritmos trabalhando de forma efetiva é possível customizar os produtos financeiros e fazer com que a PicPay consiga um share maior de mercado.

Pontapé inicial da PicPay

“O PicPay tem um elemento social, que permite o cadastro de amigos e, com ele, movimentações financeiras. Com isso, é possível fazer correlações que permitem oferecer produtos”, explica o presidente Gueitiro Genso da fintech, também para o Estadão.

Publicidade
Publicidade

O pontapé inicial da IA do PicPay será no primeiro semestre de 2020. Será uma modalidade nova do chamado cashback, termo que designa o retorno de parte do pagamento ao cliente. Ele se adequará a necessidade real de quem terá o benefício.

“Não adianta, por exemplo, dar um cashback em bilhetes de metrô para quem não usa transporte público’, diz Genso.

Com informações do Portal UAI e do Estadão.

LEIA MAIS
Fintechs levantaram US$ 34 bilhões de aportes em 2019

Banco Central cria núcleo de aceleração para a criação de fintechs