Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras (PETR4 PETR3) aprova contratação de três plataformas para Buzios

Petrobras (PETR4 PETR3) aprova contratação de três plataformas para Buzios

A Petrobras (PETR4 PETR3) aprovou nesta sexta-feira (25) a contratação de três novas plataformas do tipo FPSOs para o campo de Búzios.

A Petrobras (PETR4 PETR3) aprovou nesta sexta-feira (25) a contratação de três novas plataformas do tipo Floating Production Storage and Offloading (FPSOs) para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

Conforme a Petrobras, as novas unidades fazem parte do plano de desenvolvimento do campo de Buzios, que prevê um total de doze unidades instaladas até o final da década.

Após da fase de desenvolvimento, é esperado que o campo de Búzios produza mais de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), tornando-se o maior ativo de produção da estatal.

Hoje, há quatro unidades em operação em Búzios, que representam mais de 20% da produção total da Petrobras.

A quinta plataforma, o FPSO Almirante Barroso, está em construção e deve iniciar a produção no segundo semestre de 2022.

Publicidade
Publicidade

Desenvolvimento

De acordo com a Petrobras, a primeira das três novas unidades será o FPSO Almirante Tamandaré com entrada em produção prevista para o segundo semestre de 2024 e será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil e uma das maiores do mundo.

O FPSO terá capacidade de processamento diário de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás.

As outras duas unidades, P-78 e P-79, serão contratadas na modalidade Engineering, Procurement and Construction (EPC) e terão capacidade para processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m3de gás, cada uma.

Segundo a estatal, as plataformas devem entrar em operação em 2025.

A Petrobras contratará também árvores de natal molhadas (ANMs),sondas, serviços de poços e sistema de coleta.

A expectativa é de que as contratações dos FPSOs e das ANMs sejam concluídas em 2021. Enquanto, as demais se iniciem nos próximos 18 meses.

Todas as contratações atenderão aos níveis de conteúdo local exigidos para o campo de Búzios.

Por fim, a Petrobras informou que serão implantadas nos FPSOs inovações, como: mecanismo para tratamento e reinjeção da água produzida no reservatório; tecnologias para reduzir a necessidade de mergulho para inspeção do casco; além reduzir emissões de gases poluentes, com destaque para o equipamento que permite a reutilização do gás produzido na planta.