Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Números do coronavírus: pandemia avança e já tem 300 mil infectados no planeta

Números do coronavírus: pandemia avança e já tem 300 mil infectados no planeta

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, continua avançando em uma velocidade alarmante segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

O mais recente relatório divulgado pela entidade revelou que 100 mil casos da doença apareceram somente nos últimos quatro dias, e que já há mais de 300 mil infectados no planeta.

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, informou, para efeitos de comparação, que a Covid-19 infectou as primeiras 100 mil pessoas em 67 dias, mas levou somente 11 dias para dobrar e outros 4 dias para alcançar os 300 mil casos.

“A pandemia está acelerando e o vírus está em circulação em quase todos os países do globo terrestre”, resumiu Tedros, em nota publicada pelo G1.

Testar, testar e testar

O mantra adotado pelo diretor-geral da OMS sobre a melhor forma de interromper a circulação do coronavírus no planeta se manteve.

Publicidade
Publicidade

Na semana passada, Tedros havia aconselhado a todos os países com infectados a “testar, testar e testar” as pessoas com suspeita da Covid-19.

Nesta segunda-feira, o discurso se repetiu: “Testes são importantes agora e ficarão ainda mais importantes nas próximas semanas”, alertou.

A receita do diretor da OMS também pede “coordenação política em nível mundial” para combater a pandemia.

“Pedirei que trabalhem juntos para aumentar a produção, evitar proibições de exportação e garantir a equidade da distribuição [de equipamentos, testes e remédios] com base na necessidade [de cada país]”.

Cuidado com a “saúde”

O diretor-geral da OMS encerrou sua coletiva de segunda pedindo um cuidado ainda mais especial para com quem está na chamada linha de frente no combate ao coronavírus.

“Se não priorizarmos proteger os profissionais de saúde, muitas pessoas morrerão, porque o profissional que poderia ter salvo sua vida, estará doente”.

Coronavírus vai infectar 50% do globo, dizem especialistas

Senador que criticou gastos nos Estados Unidos testa positivo para coronavírus