Alterações na regulamentação são o temor número 1 para executivos em todo o globo, diz levantamento da consultoria Protiviti em 2020. No mercado brasileiro, o risco influenciado fortemente pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que começa a vigorá no país em agosto, podendo interferir na produção e na distribuição de serviços e produtos aos clientes. O levantamento conta com a opinião de pelo menos 1.000 executivos.
Segundo Rodrigo Castro, diretor de riscos e performance na ICTS Protiviti e porta-voz da pesquisa no Brasil,“toda e qualquer ação terá que ser muito bem pensada antes de executada para não impactar de forma negativa na sociedade”. Com informações do Istoé Dinheiro.
O segundo maior medo dos executivos são as condições econômicas que afetam o crescimento das organizações. O estudo demonstra a preocupação dos executivos ao longo ciclo de expansão da economia dos EUA, que pode estar chegando ao fim, seguindo o ciclo econômico natural de altas e baixas.
Depois figuram desafios de sucessão, concorrência com companhias “nascidas digitais”, resistência à mudança e ameaças tecnológicas.
Por fim, aparece a gestão de privacidade, cultura organizacional pode não estimular de forma efetiva a identificação oportuna, a fidelização e retenção de clientes e a implementação de novas tecnologias pode demandar novas habilidades.