A indústria de transformação obteve, no segundo semestre de 2019, o melhor resultado desde 2015 em relação ao número de empregados. Em 2019, a indústria registrou 10,7 milhões de empregados – em 2015, esse número era de 11,5 milhões de funcionários. Os números foram apurados pela reportagem do jornal Estado de S. Paulo, em matéria de capa da edição desta quinta (2).
Os setores têxteis, de alimentos, de máquinas e equipamentos foram os que mais reforçaram esse saldo positivo sobre emprego na indústria. A alta foi de 1,3% comparado aos números de 2018. Esses setores foram responsáveis pela abertura de 189 mil vagas com carteira assinada, num balanço consolidado até o terceiro trimestre.
“O crescimento de 1,3% no número de vagas é positivo porque são setores que foram muito afetados pela crise”, diz à reportagem do Estadão Bruno Ottoni, pesquisador da consultoria IDados, que cruzou o saldo de empregos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no terceiro trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018.
Retorno do investimento
O resultado positivo no emprego na indústria tem relação com a retomada do investimentos, diz Daniel Duque, pesquisador da área de Economia Aplicada da FGV/Ibre, ao jornal. Duque destacou a nova forma de contratação, prevista pela reforma trabalhista, como impulso para o aumento das vagas do emprego: “A modalidade de trabalhadores intermitentes (prestação não contínua de serviços) é mais mais barata e flexível”, explica.
“O emprego também está reagindo e as fábricas devem contabilizar 10 mil novas vagas em 2019. Para este ano, serão mais 15 mil a 20 mil”, escreve a reportagem doe Estadão
Recuperação
Os números divulgados pelo Caged em dezembro de 2019 mostram essa recuperação do emprego, que ocorreu também em outros setores.
De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram geradas 99.232 vagas de emprego com carteira assinada no mês de novembro. O resultado para o mês foi o melhor apresentado desde 2010. Na ocasião, 138.247 postos de trabalhos formais foram criados.
Em relação ao acúmulo de 2019, foram totalizadas 948.344 contratações de janeiro e novembro. No mesmo período de 2018, a geração de emprego fechou 858.415 admissões.
Vale destacar também que, no acumulado do ano, este mês registrou o maior número de contratações desde 2013, quando foram geradas 1.546.999 vagas de emprego.
Setores que mais contrataram
Conforme os dados do Caged, o mês de novembro seguiu a mesma tendência dos meses anteriores. O Comércio foi o setor que mais contratou neste mês, abrindo 106.834 vagas de empregos.
O setor de serviços apresentou alta de 44.287 contratações, já o de serviços industriais de utilidade pública registrou aumento de 419 de vagas de trabalho.
Setores que menos contrataram
Em contrapartida, os setores que apresentaram resultados negativos foram: indústria de transformação (-24.815), agropecuária (-19.161) e construção civil (-7.390).