A Vale (VALE3) emitiu comunicado ao mercado na noite de ontem (17) informando sobre o aumento de participação acionária relevante. Isso porque o Previ (Fundo de Previdência dos funcionários do Branco do Brasil) adquiriu 5,89% das ações da mineradora.
Essa porcentagem equivale a 311.234.114 ações ordinárias que foram repassadas da carioca Litela Participações. Trata-se do “processo de restituição de capital aos acionistas detentores de ações ordinárias da Litela, efetuada inicialmente em 17 de janeiro”, diz o informe.
Agora, o Previ passa a deter 6,38% de ações diretamente na mineradora, consolidando sua posição junto à Vale.
Já a companhia, com sede no Rio de Janeiro, diz prosseguir com a atualização de seu Formulário de Referência, para refletir a referida alteração, conforme dita a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Mês passado
Em janeiro a Vale comunicou a redução acionária da Litela Participações que passou a deter, à época, 9,83% do capital, considerando as ações em tesouraria.
Antes desse movimento, o capital da Litela na mineradora era de 17,14%, sem considerar as ações em tesouraria.
A redução de participação da Litela foi aprovada em assembleia em novembro do ano passado, quando a empresa transferiu para os acionistas “na proporção de suas participações no capital social”, conforme o comunicado.
A Litela é integrante do acordo de acionistas da Vale, assinado de 14 de agosto de 2017, e conta com participação acionária da BB Carteira Ativa Fundo de Investimento (80,62%), Carteira Ativa II Fundo de Investimento em Ações (11,50%) e Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros (6,94%).