Será que educação financeira nas escolas é a solução do Brasil? O maior senso comum que existe a respeito da solução do Brasil no longo prazo, sempre esbarra na frase: A SOLUÇÃO DO BRASIL É TER EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. Mas será que é o suficiente? Sinceramente, acredito que não seja.
Explico: Inglês já é matéria obrigatória há quase 30 anos. E por que a maioria dos brasileiros “jovens” não fala a língua inglesa? Então, você quer dizer que não é a favor da educação financeira nas escolas? Não, quer dizer que eu acho que não vai ser a solução. Óbvio que essa matéria deveria fazer parte da grade curricular obrigatória, mas assim como inglês vai ter pouco aproveitamento.
Mas isso não quer dizer que não deva existir, pois vale a máxima de todo professor “se eu mudar uma vida aqui, minha missão está cumprida”. Acredito que precisa ter um efeito cascata. Os pais devem correr atrás de como cuidar melhor das finanças e dos investimentos e servir de exemplo para os filhos e, ao longo do tempo, a sociedade deve mudar como tudo.
Um grande exemplo que pode ajudar os pais a começar com essa mudança é a MONEY WEEK, que é gratuito e on-line e não acredito que os mais de 200 milhões de brasileiros se inscreveram.
Como diria minha mãe “tem que ter o querer”, então queira mudar e faça a inscrição e já comece a mudar o futuro da sua vida e de toda sua árvore genealógica.
Quer saber mais sobre educação financeira nas escolas e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato