Dell e HP informaram na última terça que esperam um impacto negativo em seus resultados futuros devido a escassez de chips produzido pela Intel.
A Intel compartilhou “uma carta aberta aos clientes” dizendo que está sofrendo atrasos no fornecimento de unidades de processamento central, ou CPUs. “O suprimento continua extremamente apertado em nossos negócios de PCs, onde operamos com buffers limitados de estoque”, afirmou a Intel.
Na última conferência promovida na terça-feira, o vice-presidente da Dell disse, “A escassez de CPU da Intel piorou trimestre a trimestre, a escassez agora está afetando nossos embarques previstos para PC comercial e consumidor premium”.
As vendas de PCs da HP no quarto trimestre promoveram o crescimento de 4% na receita. Crescimento tímido, mas é maior que a taxa de crescimento do setor. Entretanto, a escassez de chips pode impactar na redução das vendas no período natalino para HP.
Segundo, o Diretor financeiro da HP o impacto no fornecimento de chips, restringirá a receita da companhia no primeiro trimestre. Mas, acredita que impacto maior será sentido na receita, pois espera que mix de produtos performe melhor.
Impacto no Mercado
Os investidores devem ficar de olho na falta de unidades de processamento central. Isso porque a escassez de CPU’s já havia prejudicado as empresas de PC’s anteriormente, e com os preços de chips elevados, há algum tempo, reduziram as margens das companhias de eletrônicos.
No entanto, os investidores da Intel devem ficar atentos, pois Advanced Micro Devices (AMD) é um rival a altura da maior produtora de chips. Logo, qualquer problema em atender as demandas de DELL e a HP no Natal, podem levá-los diretamente para a concorrente.
Sendo assim, a preocupação momentânea é se a Intel irá atrapalhar as vendas natalinas de Dell e HP. E, para futuro, fica interrogação se a Intel será trocada por outra companhia, caso isso aconteça.
LEIA MAIS:
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





