O Índice de Confiança do Consumidor ficou abaixo do previsto para o mês de julho na chamada zona do euro, formada por 19 países.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Apesar do relaxamento das medidas de isolamento social e da expectativa de melhora na economia, o índice despencou e ficou em – 15,0 no período.
Em relação aos 27 países que compõem o bloco da União Europeia, o índice de confiança do consumidor ficou ainda mais baixo, em -15,6 pontos.
Os dados preliminares, apresentados nesta quinta, ficaram 0,3 pontos percentuais abaixo do indicador de junho e 3 pontos percentuais menores do que a expectativa do mercado.
Bert Colijn, economista sênior para a zona do euro no ING, fez uma breve análise sobre os números.
“A grande questão é: quanta demanda reprimida será vista nos próximos meses? Os números de vendas têm sido encorajadores até agora, mas os números de confiança de julho lançam algumas dúvidas sobre as perspectivas de gastos”.

O que é o Índice de Confiança?
O Índice de Confiança do Consumidor é importante para a economia do bloco da zona do euro, pois pode prever os gastos que serão realizados.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
A leitura do índice é composta por uma análise de aproximadamente 2.300 consumidores dos países que compõem a zona do euro.
Se os valores estão altos, significa que os consumidores estão mais otimistas. Se eles estão mais baixos, os índices apontam para o lado negativo e indicam pessimismo.
Bolsas europeias
As principais bolsas europeias fecharam perto da estabilidade nesta quinta-feira, após terem registrados ganhos após fortes balanços regionais.
Os destaques principais desta quinta-feira ficaram com dois índices:
O índice FTSEurofirst 300, que subiu 0,05%, a 1.455 pontos, e para o índice pan-europeu STOXX 600, que ganhou 0,06%, a 374 pontos.






