China e EUA estão em estreita comunicação sobre o comércio, segundo o Ministério do Comércio chinês nesta quinta (12), recusando a comentar sobre possíveis medidas de retaliação caso Washington imponha mais tarifas sobre produtos chineses neste fim de semana.
Os Estados Unidos planejam impor tarifas no domingo (8) sobre quase 160 bilhões de dólares em importações chinesas, como consoles de videogame, monitores de computador e brinquedos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, deve se reunir com os principais acessores comerciais nesta quinta (12) para discutir a ação, segundo fontes à Reuters. A decisão de prosseguir com as taxas poderia perturbar os mercardos financeiros e acabar com negociações entre EUA e China.
Para repórteres, o porta-voz do ministério do Comércio da China, Gao Feng, afirmou que “as equipes econômicas e comerciais dos dois lados mantêm uma comunicação estreita”.
Os países concordaram em outubro em concluir o acordo comercial preliminar, mas as negociações falharam em produzir acordos sobre compras agrícolas pela China e reversões de tarifas existentes impostas pelos EUA. Muitos analistas esperavam um acordo antes de 15 de dezembro.
Pequim disse que retaliará se os Estados Unidos agravarem a disputa comercial.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.