Segundo informações do jornal Valor Econômico, a Caixa Econômica Federal pretende lançar no mês de março uma nova modalidade. Focada no financiamento da casa própria. A nova linha terá taxa de juros prefixada, por enquanto inexistente no mercado.
Em entrevista ao Correio Braziliense, o presidente do banco, Pedro Guimarães comentou sobre a nova linha: “Você vai poder contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar nesse período”. Ainda em fase de construção, a nova linha será mais cara para o tomador, segundo o Valor Econômico. Comparado a um financiamento corrigido pela TR (taxa referencial), em que o banco possa cobrir os riscos.
A Caixa Econômica Federal, atualmente é a maior provedora de crédito imobiliário do Brasil. Em que oferece dois modelos de linhas de crédito para a compra da casa própria. Um que é corrigido pela Taxa Referencial (TR) e outro pelo índice oficial de inflação. O segundo produto, foi lançado há alguns meses. Muito criticado no início, hoje em dia vários bancos aderiram ao modelo de crédito imobiliário.
Na opinião de Guimarães, em entrevista ao Correio Braziliense, a tendência é que essa nova linha, seja uma terceira opção. Em que a migração entre as linhas de crédito se multipliquem. A nova linha de crédito da Caixa, foi anunciada após, o presidente do banco Pedro Guimarães se reunir com o presidente Jair Bolsonaro.