A Volkswagen (VOWG; VOW3) anunciou que pretende demitir milhares de funcionários, encerrar operações em ao menos 3 fábricas na Alemanha e reduzir em 20% os salários dos trabalhadores restantes na Europa.
De acordo com Daniela Cavallo, chefe do conselho de funcionários, a decisão visa reformular os negócios da gigante e diminuir custos. Em discurso em Wolfsburg, na Alemanha, a representante disse aos trabalhadores que “isso significa retirar ainda mais produtos, quantidades, turnos e linhas de montagem inteiras, muito além do que já fizemos até agora. Isso será um enfraquecimento gradativo”.
A companhia alemã passa por desafios com altos custos de energia e trabalho, a forte concorrência asiática, demanda reduzida na Europa e na China, além de uma mudança comportamental dos consumidores com uma transição lenta para carros elétricos.
Com a reestruturação da Volkswagen, que ainda não possui data definida, a empresa abriria uma disputa com os sindicatos.
Do outro lado da moeda, os trabalhadores da companhia planejam interromper a produção como forma de protesto, segundo informações do Poder 360. Líderes sindicais vão seguir informando os colaboradores sobre o andamento das negociações.
Volkswagen desde sempre na Alemanha
A Volkswagen foi fundada em 1937, na Alemanha, com a missão de produzir carros acessíveis para a população. Seu primeiro modelo, o icônico Fusca, desenhado por Ferdinand Porsche, tornou-se um símbolo da marca e da era pós-guerra, ganhando popularidade mundial.
Após a Segunda Guerra, a Volkswagen cresceu rapidamente, expandindo sua produção e conquistando mercados internacionais. Nos anos 1970, lançou o Golf, outro grande sucesso.
Hoje, a Volkswagen ainda é uma das maiores montadoras globais, investindo fortemente na transição para veículos elétricos e tecnologia sustentável, enquanto continua a inovar e adaptar-se às mudanças no setor automotivo.
Você leu sobre Volkswagen. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!