O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26) que pretende impor uma tarifa de 25% sobre todos os carros fabricados fora do país, em mais uma etapa do tarifaço de Trump. Em declaração no Salão Oval, ele afirmou que veículos produzidos nos Estados Unidos não serão afetados pela medida, que entrará em vigor em 2 de abril e disse que espera arrecadar algo em torno de US$ 100 bilhões.
A decisão foi oficializada por meio de uma proclamação presidencial assinada por Trump. Segundo seu assessor da Casa Branca, Will Scharf, as novas tarifas se aplicam a “carros e caminhões leves de fabricação estrangeira” e serão adicionais às taxas já vigentes. Scharf também afirmou que a medida pode gerar mais de US$ 100 bilhões em novas receitas anuais para os EUA.
Tarifas de Trump: mercado reage negativamente
O anúncio de Trump gerou uma reação imediata no mercado financeiro. As ações das principais montadoras sofreram quedas no after-hours, refletindo as incertezas em relação ao impacto da medida. Os papéis da General Motors (GM; GMCO34) recuaram mais de 4%, enquanto a Stellantis (STLA) registrou queda de quase 3% e a Ford (F; FDMO34) perdeu cerca de 1%.
Leia também:
Trump já havia sinalizado que poderia anunciar tarifas automotivas antes do dia 2 de abril, quando pretende lançar um amplo plano de “tarifas recíprocas”. Em reunião com seu gabinete na segunda-feira (24), ele afirmou que a decisão poderia ser tomada “nos próximos dias”.
Você leu sobre tarifaço de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!