Mais lidas:
    Mais lidas:
      Café
      Economia
      arrow-bc
      Notícias
      arrow-bc
      Preço dos ovos de Páscoa sobe 9,5% em 2025, diz Fipe
      Notícias
      arrow-bc
      Economia
      arrow-bc
      Preço dos ovos de Páscoa sobe 9,5% em 2025, diz Fipe

      Preço dos ovos de Páscoa sobe 9,5% em 2025, diz Fipe

      Marina Kopczynski Xavier

      Marina Kopczynski Xavier

      27 Mar 2025 às 15:45 · Última atualização: 27 Mar 2025 · 2 min leitura

      Marina Kopczynski Xavier

      27 Mar 2025 às 15:45 · 2 min leitura
      Última atualização: 27 Mar 2025

      Siga-nos no
      Google News
      Google News
      Preço dos ovos de Páscoa sobe 9,5% em 2025, diz Fipe

      Preço dos ovos sobe em 2025 – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

      Os ovos de Páscoa estão 9,52% mais caros neste ano, de acordo com um levantamento preliminar realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O estudo também aponta que, desde 2021, o aumento acumulado no preço desses produtos atingiu 43%.

      O maior reajuste nos últimos anos ocorreu em 2023, quando os ovos de Páscoa registraram alta de 18,61%. Em 2024, o aumento foi um pouco mais moderado, de 10,33%, mas ainda considerável.

      Embora o preço dos ovos de chocolate tenha subido, outros itens apresentaram uma inflação ainda maior. O chocolate teve um aumento de 27,09%, enquanto os bombons ficaram 13,58% mais caros.

      Leia também:

      Ovos de Páscoa: clima afeta produção de cacau

      Segundo Guilherme Moreira, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-Fipe), o encarecimento dos ovos de Páscoa está diretamente ligado ao aumento dos custos de produção do chocolate.

      “Questões climáticas reduziram a oferta mundial de cacau, fazendo com que o preço desse insumo disparasse nos últimos três anos”, explicou Moreira em nota.

      A escassez do cacau teve um impacto considerável: o produto registrou uma valorização de 200% em dólar, atingindo a maior cotação dos últimos 50 anos no mercado internacional.

      Diante desse cenário, a menor oferta também impactou a produção dos ovos de Páscoa. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), foram fabricadas 45 milhões de unidades em 2024, uma queda de 22,5% em relação ao ano passado, quando a produção alcançou 58 milhões.

      Por outro lado, a variedade de produtos com chocolate aumentou. Em 2024, havia 611 tipos diferentes no mercado. Neste ano, o número subiu para 803, um crescimento de 31,5%.

      Outro item tradicionalmente consumido na Páscoa, o bacalhau, também registrou aumento de preço, mas em um patamar mais controlado. Em relação ao ano passado, o peixe ficou 3,91% mais caro.

      Você leu sobre ovos de Páscoa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!

      O conteúdo foi útil para você?

      Selic a 14,25%: como a taxa influencia seu investimento?
      Recomendado pra você

      Selic a 14,25%: como a taxa influencia seu investimento?

      Potencialize o seu sucesso financeiro com a EQI Investimentos ao seu lado

      • Assessoria exclusiva
      • Acesso a +2.000 investimentos
      • Soluções personalizadas
      • Melhor pós-vendas do mercado

      Cadastre-se para falar com um especialista!

      Autorizo o envio das minhas informações de acordo com os termos de uso.

      Emoji de xícara de caféPara ficar por dentro das principais notícias que mexem com o seu bolso, inscreva-se na EuQueroInvestir News. Diariamente, no seu e-mail!Assinar
      Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade.