Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Preço dos ovos de Páscoa sobe 9,5% em 2025, diz Fipe

Preço dos ovos de Páscoa sobe 9,5% em 2025, diz Fipe

Os ovos de Páscoa estão 9,52% mais caros neste ano, de acordo com um levantamento preliminar realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O estudo também aponta que, desde 2021, o aumento acumulado no preço desses produtos atingiu 43%.

O maior reajuste nos últimos anos ocorreu em 2023, quando os ovos de Páscoa registraram alta de 18,61%. Em 2024, o aumento foi um pouco mais moderado, de 10,33%, mas ainda considerável.

Embora o preço dos ovos de chocolate tenha subido, outros itens apresentaram uma inflação ainda maior. O chocolate teve um aumento de 27,09%, enquanto os bombons ficaram 13,58% mais caros.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Ovos de Páscoa: clima afeta produção de cacau

Segundo Guilherme Moreira, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-Fipe), o encarecimento dos ovos de Páscoa está diretamente ligado ao aumento dos custos de produção do chocolate.

“Questões climáticas reduziram a oferta mundial de cacau, fazendo com que o preço desse insumo disparasse nos últimos três anos”, explicou Moreira em nota.

A escassez do cacau teve um impacto considerável: o produto registrou uma valorização de 200% em dólar, atingindo a maior cotação dos últimos 50 anos no mercado internacional.

Diante desse cenário, a menor oferta também impactou a produção dos ovos de Páscoa. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), foram fabricadas 45 milhões de unidades em 2024, uma queda de 22,5% em relação ao ano passado, quando a produção alcançou 58 milhões.

Por outro lado, a variedade de produtos com chocolate aumentou. Em 2024, havia 611 tipos diferentes no mercado. Neste ano, o número subiu para 803, um crescimento de 31,5%.

Outro item tradicionalmente consumido na Páscoa, o bacalhau, também registrou aumento de preço, mas em um patamar mais controlado. Em relação ao ano passado, o peixe ficou 3,91% mais caro.

Você leu sobre ovos de Páscoa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!