Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI: inflação nos EUA acelera a 0,2%, acima do esperado

PPI: inflação nos EUA acelera a 0,2%, acima do esperado

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos registrou alta de 0,2% na comparação mensal, após estabilidade (0,0%) em maio, com o dado já revisado. Os dados da inflação nos EUA ao produtor foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

Na base não ajustada, a inflação nos EUA medida pelo PPI subiu 2,6% nos 12 meses encerrados em junho, ante avanço de 2,4% no mês anterior, também com o dado revisado para cima, de 2,2%. O mercado projetava alta de 2,3% para a leitura anual, e de 0,1% para a mensal. O patamar do PPI na base anual é o mais alto desde março de 2023.

O núcleo da inflação nos EUA, que exclui preços voláteis, como alimentos e energia, avançou a 0,4% no mês, ante alta de 0,3% em maio. O dado também foi revisado para cima, saindo da estabilidade (0,0%). Já na leitura anual, o núcleo subiu 3,0%, saindo de 2,6% (revisado de 2,3%) anteriormente.

Progresso dos preços em um mês, inflação nos EUA ao produtor (PPI)
Progresso de preços em um mês

CPI: inflação nos EUA surpreende e recua 0,1% em junho

Na surpresa positiva, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos apresentou deflação de 0,1% em junho, na comparação mensal, após estabilidade em maio. Os dados do CPI, inflação nos EUA, com ajuste sazonal foram divulgados na quinta-feira (13) e vieram abaixo da projeção do mercado, de alta de 0,1%.

Em relação a junho do ano passado, a inflação nos EUA foi de 3,0%, após avanço de 3,3% no mês anterior.

Publicidade
Publicidade

O núcleo da inflação, que exclui preços voláteis como alimentos e energia, teve alta mensal de 0,1%, após subir 0,,2% em maio. Na base anual, o núcleo desacelerou a 3,3%, saindo de 3,4% no mês anterior, no menor nível desde abril de 2021. A projeção do mercado era de 0,1% e de 3,4%, na leitura mensal e anual, respectivamente.

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, avalia que o relatório de inflação ao consumidor, em geral, é positivo para a perspectiva do Federal Reserve, do progresso da desinflação. “Seguimos com a visão de que o Fed cortará juros em setembro.

Matéria em atualização