O PMI de Serviços dos Estados Unidos (EUA) registrou 57,6 pontos em dezembro, abaixo do resultado de novembro, que foi de 58 pontos. Os dados de dezembro ficaram praticamente em linha com o esperado pelo mercado, que era 57,3 pontos.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo IHS Markit. De acordo com o instituto, os dados mostraram uma recuperação em queda ligeira para o menor patamar em três meses. Porém, houve um aumento mais acentuado de novos negócios.
Já os novos pedidos foram os mais intensos em cinco meses, já que a demanda apresentou condições mais fortalecidas.
Embora as empresas procurassem expandir os postos de trabalho, foram verificadas dificuldades. Estas estavam relacionadas com escassez de mão de obra adequada e desafios para retenção de pessoal especializado.
Ainda assim, perspectivas de novos aumentos na demanda impulsionaram a confiança dos empresários para o melhor patamar desde novembro de 2020.
PMI Composto cai em dezembro
Já o PMI Composto caiu para 57 pontos em dezembro, ante 57,2 em novembro, de acordo com a IHS Markit.
Apesar da queda ligeira, os dados mais recentes sinalizaram um aumento na atividade empresarial do setor privado. Embora, em grande parte tenha sido impulsionado pelo setor de serviços.
Ao mesmo tempo, o número de novos negócios cresceu de forma acentuada em meio a uma recuperação na demanda dos consumidores do setor de serviços. Este crescimento foi também o mais elevado para os últimos cinco meses.
Com relação aos novos pedidos de exportação, estes aumentaram pelo segundo mês consecutivo
Siân Jones, economista sênior da IHS Markit, disse que o crescimento da atividade empresarial do setor de serviços permaneceu forte em dezembro. Este foi apoiado por indicações de um sólido aumento no crescimento econômico no final de 2021.
“Embora a expansão na produção tenha reduzido ligeiramente, o fluxo de novos pedidos aumentou, com a demanda dos consumidores ampliando para o maior patamar em cinco meses”, disse.