O PMI Composto dos EUA caiu para 53,0 pontos na medição preliminar de junho, o chamado “PMI flash”, ante 54,3 do índice verificado em abril. O resultado sinaliza para um crescimento mais leve da atividade econômica.
- INVISTA LÁ FORA: FAÇA SUA INSCRIÇÃO E DESCUBRA O CAMINHO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SEGURO PARA DOLARIZAR PARTE DO SEU PATRIMÔNIO.
Os componentes do índice também verificaram queda. O PMI de Serviços caiu de 54,9 pontos em maio para 54,1 no levantamento atual, enquanto o PMI Industrial desceu de 48,4 para 46,3 pontos, indicando uma retração mais forte no setor. É o índice mais baixo nesse segmento dos últimos seis meses.

Os números aparecem uma semana depois do Fed sinalizar uma tendência de nova alta de juros para os próximos meses, depois de manter o índice no intervalo entre 5% e 5,25% ao ano. Segundo os dirigentes, as pressões inflacionárias seguem fortes e não permitem pensar ainda numa flexibilização da política monetária.
PMI Composto dos EUA: entenda o índice
O PMI Industrial do Brasil é calculado mensalmente pela S&P Global a partir de entrevistas e dados coletados junto a executivos e gerentes de compras de 400 indústrias de todo o país.
A sigla PMI significa “Índice de Gerentes de Compras”, e a pesquisa é feita pela agência nas principais economias do mundo para medir o sentimento dos setores do mercado sobre o cenário macroeconômico.
Números acima de 50 pontos simbolizam queda da atividade econômica e pessimismo dos agentes sobre o cenário do setor; números maiores que 50 pontos mostram crescimento da atividade e otimismo do setor para ampliar a realização de investimentos.
Os índices atuais, obtidos entre 12 e 23 de junho, demonstram que os gestores seguem preocupados com as tendências de queda na demanda e especialmente com a diminuição dos novos pedidos, o que sinaliza aumento de estoques e risco de que o enfraquecimento na economia se prolongue. Ao mesmo tempo, queixam-se do aumento dos insumos e do aperto no mercado de trabalho.
Os entrevistados temem ainda que o aumento nos juros possa complicar ainda mais a situação das indústrias. “É um setor especialmente suscetível a mudanças nos custos de empréstimos”, aponta Chris Williamsom, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence.
- CONHEÇA A EQI RESEARCH: ACESSE GRATUITAMENTE RECOMENDAÇÕES E ANÁLISES DETALHADAS DE INVESTIMENTOS ASSINADAS PELO NOSSO TIME DE ESPECIALISTAS.
PMI Composto: zona do euro também registram queda
Na zona do euro, o PMI Composto registrou queda num ritmo mais forte, chegando a 50,3 pontos, contra 52,8 registrados em maio. É o índice mais baixo registrado nos últimos cinco meses, segundo a S&P Global.

O PMI de Serviços caiu de 55,1 para 52,4 pontos, enquanto o PMI Industrial chegou a 43,6 pontos, depois de ficar em 44,6 em maio. É o pior índice registrado nos últimos 37 meses, ou seja, desde os primeiros momentos da pandemia de covid-19.
“Embora as preocupações com energia e cadeia de suprimentos tenham diminuído desde o final do ano passado, junho observou uma nova escalada de preocupações sobre o crescimento da demanda e, em particular, o impacto de taxas de juros mais altas e as possibilidades resultantes de recessões nos mercados domésticos e em outros países”, informou a S&P Global.
- Invista no exterior: procure a EQI Internacional para saber como obter rendimentos em dólar com segurança e tranquilidade, Aproveite e baixe gratuitamente o nosso livro digital sobre investimentos internacionais.